• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Argentina autoriza exportação de 6 milhões de toneladas de trigo em 2012/13


Quarta-feira, 20 de junho de 2012 - 09h48

O governo argentino disse nesta terça-feira (19/6) que autorizou a exportação de 6 milhões de toneladas de trigo da safra 2012/13, cujo plantio está apenas começando no país, o sexto maior produtor global do cereal.


A gestão da presidente Cristina Kirchner mantém as exportações de trigo e milho restritas para garantir o abastecimento interno de grãos, uma política que gera grande contrariedade no setor rural.


A fim de agilizar as autorizações de exportação de grãos, o governo implementou um novo sistema no início deste ano, cujos resultados poderão ser avaliados apenas no final do ciclo agrícola 2012/13.


"Dadas as expectativas que existem até a data, a presidente Cristina Fernandez de Kirchner, tomou a decisão de liberar os direitos de exportação para a safra 2012/2013 para 6 milhões de toneladas", disse o vice-presidente Amado Boudou ao anunciar a medida.


"Isso, juntamente com as 6,5 milhões de toneladas necessárias para a segurança alimentar de nosso país, para a mesa dos argentinos, nos dá certezas daqui para frente", disse Boudou.


O Brasil está entre os principais importadores do trigo argentino.


O anúncio sinaliza que o governo - embora ainda não tenha divulgado uma previsão oficial para a produção de trigo - estima a colheita do cereal para 2012/13 em pelo menos 12,5 milhões de toneladas, ante 13,2 milhões de toneladas no ciclo de 2011/12.


O Ministério da Agricultura calculou que a área de plantio de trigo em 2012/13 será de 4 milhões de hectares, também abaixo dos 4,6 milhões de hectares da temporada anterior.


Apesar de um clima adequado para o cultivo do trigo, muitos produtores culpam as barreiras comerciais do governo pela falta de interesse na produção do grão.


Fonte: Reuters. Por Nicolás Misculin. 19 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja