• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estiagem prejudica plantio de culturas de inverno no Rio Grande do Sul


Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 09h35

O plantio das culturas de inverno no Rio Grande do Sul tem sido prejudicado pela falta de umidade no solo. Segundo boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Extensão Rural (EMATER/RS), no norte do estado, maior região produtora de trigo do estado, a semeadura alcança apenas 12% da área projetada, um atraso em relação aos 25% plantados no mesmo período do ano passado.


No momento, agricultores da região do Planalto dedicam-se à dessecação das áreas que irão receber as sementes de trigo e à negociação com cooperativas e cerealistas para o fornecimento de insumos. Em algumas localidades, a alta dos preços dos fertilizantes fez com que alguns produtores desistissem de plantar.


As lavouras de cevada começaram a ser semeadas apenas nesta semana, pois eram poucas as áreas com condições para o plantio, em função da falta de umidade.


Já a semeadura da canola está quase terminando no Planalto e no Médio Alto Uruguai. As áreas encontram dificuldades no estágio inicial de desenvolvimento vegetativo, igualmente por conta da baixa umidade. Nas demais regiões produtoras, o plantio da canola está atrasado.


Em Bagé, continua a implantação de pastagens de inverno, mesmo com o solo seco, enquanto nas demais regiões as condições de plantio estão melhores devido à normalização das chuvas.


A produção de leite apresenta redução em todo o estado. A queda na produção chega a 30% e 50% nas regiões de Porto Alegre e Santa Rosa, respectivamente. Há, contudo, expectativa de aumento da produção em algumas regiões onde a chuva foi mais abundante.


Fonte: Valor Econômico. Por Mariana Caetano. 8 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja