• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra grande e estoque pressionam laranja


Quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 09h42

Uma safra ainda grande e estoques elevados devem pressionar as cotações da laranja este ano no Brasil, podendo levar o governo a adotar novamente uma linha de crédito para estocagem de suco, disse no dia 28 de maio o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer.


Estimativa da CitrusBr, que reúne os exportadores, aponta a safra 2012/2013 em 364 milhões de caixas de 40,8kg, com queda de 15% ante a do ano anterior.


"Este número de safra é menor que o do ano passado, mesmo assim, ainda é grande e preocupante... está entre as seis maiores da história e deve fazer o preço da fruta cair, junto com os estoques", disse Lohbauer.


A indústria estima os estoques de passagem de suco de laranja do Brasil em 524 mil toneladas em julho deste ano.


O volume reflete a combinação das cerca de 311 mil toneladas sob custódia do governo, ou seja, dado como garantia para concessão do financiamento da Linha Especial de Crédito (LEC), mais as 213 mil toneladas de suco estocadas remanescentes da safra 2011/2012, a segunda maior registrada no País.


A partir de julho parte dos estoques de suco que foram dados como garantia do financiamento da LEC poderão ser liberados.


A LEC foi concedida sob o compromisso da indústria de pagar um preço mínimo de R$10 por caixa de laranja ao produtor.


Com o estoque elevado e produção ainda entre as maiores, a indústria considera que este preço poderá cair abaixo desta marca de R$10 reais.


Questionado se a safra menor teria impacto nas exportações brasileiras, o presidente da CitrusBR ponderou que o efeito deverá ser limitado, uma vez que o País deverá contar com estes amplos estoques.


Fonte: CNA. Pela Redação. 29 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja