• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas estimulam projeções para a safra de trigo australiana


Terça-feira, 29 de maio de 2012 - 09h49

As muito necessárias chuvas do fim de semana, no cinturão produtor de grãos no leste da Austrália, elevaram as expectativas de maiores rendimentos para a safra 2012/13 de trigo, à medida que os produtores de um dos maiores exportadores mundiais encerram o plantio.


As chuvas em Queensland e New South Wales (NSW), que juntos respondem pela maior parte da produção de trigo duro de alta proteína do país, receberam entre 25 e 50 milímetros de chuva na semana passada, disse o Escritório Australiano de Meteorologia.


Semanas de tempo seco levaram alguns produtores a se preocuparem com os rendimentos.


Mas, apesar das chuvas, os analistas ainda estão prevendo uma colheita menor em 2012/13, entre 24 e 26 milhões de toneladas, enquanto os agricultores saem do trigo para a canola e a pecuária, onde obtém retornos maiores.


O Escritório Australiano de Economia Agrícola e Recursos e Ciências espera uma safra 2011/12 de 29,5 milhões de toneladas.


Os preços globais de trigo subiram nas últimas semanas por conta das preocupações com clima adverso nos maiores fornecedores mundiais: Estados Unidos, Rússia e Austrália.


Os preços do trigo em Chicago subiram mais de 17 por cento na semana de 20 de maio, maior ganho semanal em 16 anos.


"É muito oportuno", disse Bruce Woods, produtor de grãos em Queensland. "Quando você fala com as pessoas, elas parecem ter recebido chuva o suficiente para as safras já plantadas para germinar e para aquelas que ainda estão para ser semeadas."


Queensland e NSW receberam menos de 20 por cento da média de precipitação em maio, levando a uma semeadura mais lenta.


Produtores disseram que 25 milímetros de chuvas eram necessários para fornecer umidade ao solo, completando a boa umidade do subsolo, o que permitiria que as sementes germinassem antes que qualquer rendimento potencial fosse perdido.


Ainda assim, a maior parte da Austrália Ocidental, maior região exportadora, receberam chuvas abaixo da média, gerando preocupações à medida que se aproxima o prazo final de plantio, em meados de julho.


"A Austrália Ocidental e partes do sul da Austrália ainda estão muito secas e isso está gerando preocupações", disse um trader baseado em Melbourne.


Fonte: Reuters. Por Colin Packham. 28 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja