• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Por que o planeta tem bons motivos para chorar o leite “derramado”


Sexta-feira, 18 de maio de 2012 - 09h55

A máxima popular de que "não adianta chorar pelo leite derramado" vai por terra quando o assunto são os efeitos reais desse episódio, na sua forma mais literal, sobre o meio ambiente.


Segundo cientistas, o desperdício de leite, seja proposital ou não, tem emissões equivalentes ao de centenas de veículos nas ruas, contribuindo, assim, para o aquecimento global.


Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo chegaram a essa conclusão, publicada esta semana na revista Nature Climate Change, com base na análise dos hábitos alimentares no Reino Unido. De acordo com o estudo, anualmente os britânicos desperdiçam cerca de 360 mil toneladas de leite.


Só que para produzir e transportar até o consumidor esse volume de bebida, são emitidas 100 mil tonelada de gases de efeito estufa. A título de comparação, as emissões geradas pelo leite que desce ralo abaixo são equivalentes a quantia emitida ao longo de um ano por 20 mil carros.


Ao menos 99% do leite jogado fora pelos consumidores britânicos é considerado como "desperdício evitável", resultado de excessos na hora da compra - que acaba azedando na geladeira - ou pelo excesso na produção e venda ao supermercados - parcela que acaba perdendo a validade nas prateleiras.


Ainda segundo o estudo, moderar o consumo de alimentos e evitar o desperdício seria uma forma de diminuir a emissão de óxido nitroso - principal gás gerado na produção agropecuária e agrícola - que é 300 vezes mais potente e danoso que o CO2 para a camada de ozônio e cuja concentração na atmosférica vem crescendo desde 1990 em decorrência do uso intenso de fertilizantes nitrogenados.


Fonte: Exame. Por Vanessa Barbosa. 17 de maio de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja