• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Compradores de carne dos EUA mantêm compras após vaca louca


Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 09h57

Grandes mercados importadores da carne bovina norte-americana mantiveram suas encomendas na quarta-feira, apesar da notícia da véspera sobre o primeiro caso de doença de vaca louca nos EUA em seis anos.


A cotação do boi no mercado futuro dos EUA teve alta na quarta-feira, mas recuperou apenas cerca de metade do valor perdido na terça-feira, quando houve a maior baixa em sete meses.


As autoridades norte-americanas se apressaram em tranquilizar consumidores e importadores de que não há risco de que a carne contaminada entre na cadeia de consumo. O caso de encefalopatia bovina espongiforme - doença popularmente chamada de vaca louca - foi diagnosticado em uma vaca leiteira da Califórnia.


México, Coreia do Sul, Japão, Canadá e União Europeia disseram que vão continuar importando carne dos EUA, embora duas redes varejistas sul-coreanas tenham suspendido as vendas do produto.


Em 2011, os mercados do Canadá, Japão, México e Coreia do Sul importaram 65 por cento das vendas norte-americanas.


"Essa descoberta não irá afetar o comércio entre EUA e Canadá", disse a Agência Canadense de Inspeção Alimentar em nota na quarta-feira. "Ambos os países implementaram medidas com base científica para proteger a saúde animal e humana."


O Japão, que só importa carne norte-americana de reses com até 20 meses de idade, disse que o registro da doença nos EUA não afetará as negociações da chamada Parceria Trans-Pacífico.


O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, disse que a reação positiva dos parceiros comerciais é um sinal de confiança nas medidas preventivas adotadas pelos EUA.


"Estou enviando uma carta hoje a 20 importantes parceiros comerciais para reafirmar que os produtos que eles estão comprando são seguros", disse Vilsack à Reuters Insider.


Em nota, a Organização Mundial da Saúde Animal disse que o diagnóstico da Califórnia ainda será confirmado em laboratórios do Canadá e Grã-Bretanha, e que o caso provavelmente não deve afetar o status de "risco controlado" para a carne dos EUA.


Especialistas disseram que o novo caso foi "atípico", pois a vaca desenvolveu a doença espontaneamente, e não pelo consumo de ração.


Já a Rússia, outro importante importador, anunciou que não descarta impor restrições temporárias nas importações de carne bovina dos Estados Unidos em resposta ao primeiro caso registrado nos EUA de vaca louca em seis anos, disse o órgão de defesa fitossanitária do país Rosselkhoznadzor.


Fonte: Reuters. Por Charlie Dunmore e Theopolis Waters. 26 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja