• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de alimentos domina reunião do CAS


Terça-feira, 17 de abril de 2012 - 09h10

Nesta segunda-feira, 16 de abril, no primeiro dia da 22ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o presidente da Federação das Empresas da Bolívia, Carlos Dabdub, enfatizou a necessidade de se produzir mais para distribuir melhor. Segundo ele, a segurança alimentar é uma importante agenda que deve unir setores público e privado. Dabdub destacou a necessidade de se promover e fortalecer o setor agropecuário do Cone Sul.


Na sequência, a ministra de Desenvolvimento Rural e Terras do país, Nemesia Achacollo, anfitriã do encontro, deu boas-vindas aos participantes, saudando em especial a presença do atual presidente do órgão e de toda a delegação brasileira. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, citou alguns avanços conquistados Brasil, graças à direção clara do governo em combater a pobreza com geração de renda.


Mendes Ribeiro foi enfático ao destacar a necessidade do CAS de trabalhar as fragilidades em comum do continente, começando pelo combate à febre aftosa. Para Mendes, as ações devem ser feitas em bloco e não apenas isoladamente. "Temos uma meta a alcançar que é transformar o Brasil em país livre de febre aftosa com vacinação. Meu compromisso com a presidenta Dilma Rousseff era conquistar este status em 2013. Queremos ousar e caminhar para este resultado ainda este ano. Para isso, dependo da cooperação de todos vocês, mas queremos também ser parceiros e ajudar no que for preciso", destacou.  "Quando há problema, as fronteiras não existem" disse.


Com relação à produção de alimentos, o ministro disse que o grande desafio que reúne os países que compõem o CAS é como produzir alimentos com mais qualidade.


A grande surpresa da tarde foi a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, que abriu os trabalhos da 22ª reunião do Conselho. Em seu discurso, Morales disse que segurança alimentar significa soberania.  O presidente boliviano lembrou das crises pelas quais passou a Bolívia, como a falta de arroz e de açúcar, e destacou a presença do estado como regulador da produção de alimentos. "Quando falta água, o povo reclama. Quando falta energia, o povo protesta. Esse modelo é culpa do capitalismo. Precisamos buscar o equilíbrio entre mercado e consumo interno", finalizou.


Na sequência dos trabalhos, estão programados debates sobre política agrícola, Rio + 20, saúde animal e as negociações agrícolas na OMC (Organização Mundial do Comércio) e G20.


Terça-feira, 17 de abril, a reunião prossegue e o ministro brasileiro passa a presidência do CAS ao sucessor, ministro da agricultura da Argentina, Norberto Yahuar. Ainda na terça-feira (17), os ministros concedem entrevista coletiva à imprensa, no Hotel Los Tajibos, onde se realiza o evento.


O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), fundado em 2003, é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Conselho tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor.


Fonte: MAPA. Por Magali Barbaini. 16 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja