× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! Entenda mais sobre o caso
Scot Consultoria

Produção de alimentos domina reunião do CAS

Presidente Evo Morales participou da abertura da 22ª reunião do Conselho Agropecuário do Sul, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.


Nesta segunda-feira, 16 de abril, no primeiro dia da 22ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o presidente da Federação das Empresas da Bolívia, Carlos Dabdub, enfatizou a necessidade de se produzir mais para distribuir melhor. Segundo ele, a segurança alimentar é uma importante agenda que deve unir setores público e privado. Dabdub destacou a necessidade de se promover e fortalecer o setor agropecuário do Cone Sul.

Na sequência, a ministra de Desenvolvimento Rural e Terras do país, Nemesia Achacollo, anfitriã do encontro, deu boas-vindas aos participantes, saudando em especial a presença do atual presidente do órgão e de toda a delegação brasileira. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, citou alguns avanços conquistados Brasil, graças à direção clara do governo em combater a pobreza com geração de renda.

Mendes Ribeiro foi enfático ao destacar a necessidade do CAS de trabalhar as fragilidades em comum do continente, começando pelo combate à febre aftosa. Para Mendes, as ações devem ser feitas em bloco e não apenas isoladamente. "Temos uma meta a alcançar que é transformar o Brasil em país livre de febre aftosa com vacinação. Meu compromisso com a presidenta Dilma Rousseff era conquistar este status em 2013. Queremos ousar e caminhar para este resultado ainda este ano. Para isso, dependo da cooperação de todos vocês, mas queremos também ser parceiros e ajudar no que for preciso", destacou.  "Quando há problema, as fronteiras não existem" disse.

Com relação à produção de alimentos, o ministro disse que o grande desafio que reúne os países que compõem o CAS é como produzir alimentos com mais qualidade.

A grande surpresa da tarde foi a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, que abriu os trabalhos da 22ª reunião do Conselho. Em seu discurso, Morales disse que segurança alimentar significa soberania.  O presidente boliviano lembrou das crises pelas quais passou a Bolívia, como a falta de arroz e de açúcar, e destacou a presença do estado como regulador da produção de alimentos. "Quando falta água, o povo reclama. Quando falta energia, o povo protesta. Esse modelo é culpa do capitalismo. Precisamos buscar o equilíbrio entre mercado e consumo interno", finalizou.

Na sequência dos trabalhos, estão programados debates sobre política agrícola, Rio + 20, saúde animal e as negociações agrícolas na OMC (Organização Mundial do Comércio) e G20.

Terça-feira, 17 de abril, a reunião prossegue e o ministro brasileiro passa a presidência do CAS ao sucessor, ministro da agricultura da Argentina, Norberto Yahuar. Ainda na terça-feira (17), os ministros concedem entrevista coletiva à imprensa, no Hotel Los Tajibos, onde se realiza o evento.

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), fundado em 2003, é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Conselho tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor.

Fonte: MAPA. Por Magali Barbaini. 16 de abril de 2012.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja