• Quarta-feira, 10 de agosto de 2022
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

União Europeia é responsável por 10% do desmatamento mundial por ano


Terça-feira, 23 de julho de 2013 - 15h30

A União Europeia é responsável anualmente por 10% da devastação mundial de florestas. Já se for considerado o volume mundial de commodities comercializado anualmente, essa responsabilidade sobe para 36%.


Os dados são da própria União Europeia, que estuda a participação dos países do bloco nas perdas de áreas de florestas no mundo e quer traçar diretrizes para as próximas décadas.


Nas últimas duas décadas, pelo menos 239 milhões de hectares de florestas se tornaram áreas agrícolas, cidades ou estradas, aponta a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).


Essa participação da União Europeia na eliminação de florestas no mundo é baseada no conceito "deflorestação incorporada".


Ou seja, quanto o bloco consome dos produtos vindos dessas áreas que deixaram de ser florestas e passaram a ter outras finalidades.


Nesse conceito, a União Europeia é responsável pela eliminação de 732 mil hectares de florestas por ano.


Já de 1990 a 2008, o bloco europeu importou 36,0% de todos os produtos agrícolas e pecuários comercializados vindos dessas regiões.


A maior parte da produção agrícola e pecuária obtida nessas áreas desflorestadas, no entanto, é consumida regionalmente. Apenas 33% da produção agrícola e 8% da pecuária vão para o comércio internacional.


Dependente da produção de alimentos de outras regiões, a União Europeia foi responsável pelo desmatamento de mais de 10,0 milhões de hectares de florestas no período de 1990 a 2008, tomando como base a "desflorestação incorporada".


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 22 de julho de 2013. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook