O potencial de crescimento do Brasil no mercado internacional de lácteos é indiscutível.
Ao contrário dos principais blocos exportadores, tais como a Oceania e a União Européia, o país tem condições de aumentar a produção de leite sem expandir a área destinada à atividade. Neste caso, melhorando apenas os índices produtivos, que estão abaixo da média mundial.
Mas não é o que vem acontecendo. Em 2008, em função da seca e conseqüente queda de produção na Austrália e Nova Zelândia, o Brasil exportou mais.
Naquele ano, exportamos mais de US$500 milhões em produtos lácteos, o equivalente a 1,15 bilhão de litros de leite. O saldo da balança comercial foi de aproximadamente US$300 milhões, recorde.
Apesar da grandiosidade dos números, o volume embarcado representou menos de 5% da produção nacional.
Bom, de lá pra cá a situação foi diferente.
Em 2009, com a crise mundial, as exportações brasileiras caíram 70% em faturamento e as importações aumentaram 25% em relação a 2008. Isto representou um déficit de US$115 milhões na balança de lácteos.
Este ano, o cenário se repete. As exportações estão derrapando e um volume considerável de leite e derivados importados inundou o mercado interno. Veja a tabela 1.
Entre os fatores responsáveis podemos destacar o próprio preço dos produtos lácteos no mercado internacional, o câmbio desfavorável (real valorizado) e até mesmo a qualidade do produto brasileiro.
Preços no mercado internacional
Os preços dos produtos lácteos no mercado internacional melhoraram em relação a 2009, mas ainda estão abaixo do verificado em 2008.
Tomemos como exemplo o leite em pó integral, principal lácteo exportado pelo Brasil.
Atualmente, o produto está cotado, na Europa, em média, em US$3,6 mil por tonelada. Veja a figura 1.
Em 2008, até a crise estourar, os preços do leite e pó giravam em torno de US$4,5 mil/tonelada, 25% mais que a média atual.
Câmbio desfavorável
Não bastassem os preços em patamares menores, o real valorizado em 2010 diminui os ganhos dos exportadores, tornando o mercado internacional menos atraente.
Observe a tabela 2. Considerando os preços médios e a taxa de câmbio (média anual) a tonelada de leite em pó foi comercializada por R$7,3 mil em 2008, 17% mais em relação ao preço médio atual, cuja cotação é de R$6,2 mil/tonelada.
Qualidade do leite
Por fim, chegamos à questão da qualidade do leite brasileiro.
Apesar da melhoria nos últimos anos, em função do emprego de tecnologia crescente, a qualidade do leite brasileiro é questionada lá fora, principalmente pelos mercados mais exigentes.
O pagamento por qualidade, para incentivar a produção de um leite melhor, é uma medida inteligente. É preciso, no entanto, encontrar um meio termo entre o que a indústria pode pagar e o que o produtor quer receber.
Final
Por fim, em se tratando de balança comercial de lácteos, o Brasil deve fechar mais um ano no vermelho.
Não foi desta vez. Para 2011, é preciso analisar como ficará a questão cambial, que hoje é o fator de maior peso na decisão em exportar.
Mais que isso, é preciso buscar novos mercados. A demanda na Ásia e Oriente Médio é cada vez maior e o Brasil poderia aproveitar a boa relação com os países desses continentes para firmar novas oportunidades.
Tarefa árdua para nossos empresários e representantes do governo.
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