O mercado de produtos lácteos terminou o ano com preços em queda.
A oferta de leite aumentou com as chuvas, ainda que ligeiramente, ao mesmo tempo em que as férias escolares e festas de final de ano diminuíram a demanda por produtos lácteos.
No atacado, a desvalorização média, considerando todos os produtos pesquisados, foi de 2% em dezembro na comparação com o mês anterior.
Já o consumidor em São Paulo pagou, em média, 3% menos pelos lácteos no período.
A alta de preços do leite longa vida nos supermercados, que vinha já há três meses, perdeu força e as cotações ficaram praticamente estáveis, em R$2,05/l.
No mesmo período de 2009, o UHT estava cotado em R$1,58/l nos supermercados e padarias, 30% menos que o valor atual. Veja figura 1.
Na indústria, o preço do longa vida caiu 2,7% em dezembro e o litro ficou cotado em R$1,80. O leite pasteurizado também ficou mais barato, mas as quedas foram inferiores a 1% em relação ao mês anterior.
Para os queijos, a desvalorização no atacado em dezembro foi de 3%, enquanto que no varejo a queda chegou a 8%. O período quente do ano reduz o consumo desses produtos.
Para o início de 2011, a demanda deve seguir patinando. Por outro lado, a produção de leite no país será maior (safra). Esses fatores são baixistas para o mercado de lácteos.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>