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Scot Consultoria

Atacado e varejo


Sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 10h18

No mercado atacadista, os preços dos produtos lácteos, que vinham em forte alta nos últimos meses, perderam sustentação e, em julho, caíram 0,7% em relação ao mês anterior. O preço do leite longa vida (UHT) caiu após três meses seguidos de alta e cotações recordes. Em julho, no atacado, o produto sofreu uma queda de 14% e fechou cotado, em média, em R$1,95/litro. Apesar da retração, o preço ainda está elevado. Comparado ao mesmo período de 2008, está 28% maior. As férias escolares e a alta de 31% nos três últimos meses (abril a junho) fizeram o consumo do leite longa vida cair, afetando os preços. O efeito da entressafra foi amenizado pela queda na demanda e o leite pasteurizado, que vinha ganhando espaço com os preços altos do UHT, ficou com preços estáveis na média. No varejo, a queda do preço do longa vida foi bem menor comparado ao atacado, 3,39%, e o preço atual só perde, em valores nominais, para os vigentes em junho. Vale destacar que em junho foi registrado a maior cotação para o produto. Os queijos, por outro lado, continuam com o consumo aquecido, típico da época fria do ano. Produtos como o minas padrão e a ricota foram os que mais subiram entre todos os itens pesquisados no varejo, com altas de 16,24% e 17,19%, respectivamente. Em média, os principais produtos lácteos ficaram 0,6% mais baratos no varejo em julho. A queda no consumo imprimiu uma pressão de baixa sobre os preços. Além disso, o volume captado pelos laticínios, depois de um período de menor oferta, começou a estabilizar em algumas regiões (produtor investindo na alimentação das vacas e concentração de parição) e novas quedas podem ocorrer no curto prazo.
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