• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado pressionado


Terça-feira, 31 de maio de 2022 - 15h00

A oferta de fim de safra continua sendo o fator preponderante à pressionar os preços do boi gordo em todo o Brasil. A intensidade da pressão pode variar de região para região, porém hoje não há quem esteja conseguindo escapar do ambiente baixista. Em todas as categorias animais, do bezerro ao boi gordo, machos e fêmeas, essa pressão é sentida.


Desde sua última máxima no dia 24/3, quando o indicador Esalq à vista atingiu os R$352,05, que os preços vêm recuando na praça paulista, já completando 2 meses em queda e, até o momento, sem nenhum sinal de alívio no horizonte. Já não bastasse a pressão pelo aumento de oferta, o mercado ainda tem que digerir notícias baixistas da China, que segue desabilitando plantas sem nenhuma explicação técnica minimamente aceitável.


Enquanto o mercado físico trabalha em queda, o mercado futuro segue o mesmo caminho, com toda a curva futura sendo negociada na mínima de seus respectivos vencimentos, complicando a conta do confinador que está, nesse momento, finalizando o planejamento e iniciando o confinamento para a entressafra. Sem mercado futuro remunerador e com custos de dieta nas máximas do ano, a única válvula de escape possível tem sido os preços do boi magro, que seguem em queda e têm dado um pequeno alívio nas contas do segundo semestre.


Nos últimos anos a pressão de fim de safra foi muito pequena, deixando o mercado um pouco “desacostumado” com períodos mais prolongados de quedas de preço, porém o ciclo pecuário veio dar as caras e mostrar que funciona tanto na alta como na baixa.


A boa notícia é que esse excesso de oferta será absorvido, no seu devido tempo a entressafra dará as caras e com ela uma maior firmeza nos preços físicos e futuros. Resta saber quando e até qual nível os preços cairão antes de começar a retomada.


Outro fator que vai nos ajudar a achar o fundo do poço é que a inflação de alimentos é global e as proteínas animais estão em alta no mundo todo. Caso a prateleira de carnes do supermercado mundial continue com preços em baixa, é de se esperar que os compradores fiquem mais ativos para aproveitar a promoção.


Tabela 1. Mercado futuro do boi gordo na B3 - R$/@, à vista.



Fonte: Cepea/Esalq - B3



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja