As chuvas que atingiram a região sul do Paraná provocaram deslizamentos e afetaram a estrutura de pontes na principal rodovia de acesso ao Porto de Paranaguá, a BR/227, limitando o acesso de caminhões carregados com mercadorias.
Pela rodovia é transportado, além da matéria-prima, o produto processado, como o farelo de soja.
Caso a situação não se normalize, toda a cadeia pode ser afetada, com prejuízos maiores para os exportadores.
Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), de 20% a 25% da soja grão e aproximadamente 30% dos farelos brasileiros são exportados pelo porto de Paranaguá.
Com a safra nova, o movimento de caminhões na estrada deve aumentar nas próximas semanas. A situação pode ficar pior, inclusive afetando os preços da soja no mercado interno.
A maioria dos portos brasileiros opera com terminais privativos, o que dificulta o remanejamento das cargas para terminais de outras companhias.
Não bastassem as estradas intransitáveis, já começam as filas nas proximidades do porto.
LEILÕES DE MILHO
O leilão de venda direta de milho realizado no dia 16 de março pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) negociou 75,7 mil toneladas das 134,3 mil toneladas ofertadas. Ou seja, 77,5% do total.
Desse total, 97,7 mil toneladas tiveram como origem o Mato Grosso. Na sequéncia aparecem Goiás, com 19,7 mil toneladas, e Mato Grosso do Sul com 16,0 mil toneladas.
O desempenho superou o registrado no leilão anterior, quando foram arrematados 62,9 mil toneladas ou 26% das 241,2 mil toneladas ofertadas.
No acumulado do ano, foram escoados mais de 3 milhões de toneladas de soja através de leilões do governo.
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