• Segunda-feira, 20 de setembro de 2021
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado de milho e soja


Quarta-feira, 20 de abril de 2005 - 15h00

MILHO
OBrasil exportou 400,24 mil toneladas de milho em março, volume 56,6% menor que o exportado em março de 2004. Entretanto, a importação foi a maior do ano. O volume atingiu 50,9 mil toneladas, 148% mais que o importado em março do ano passado. Espera-se que a produtividade brasileira seja menor que 3,2 mil kg/hectare, enquanto na Argentina, a produtividade deve chegar a 7,95 mil kg/hectare. Ainda em fase de negociação, a tendência é que boa parte do milho importado pelo Brasil seja proveniente da Argentina. Com a alta produtividade, seja pelo cultivo de grãos transgênicos ou por ajuda do clima, o milho argentino é competitivo no mercado internacional, podendo até ocupar mercados tradicionalmente abastecidos pelos Estados Unidos. Devido aos preços baixos, a importação de milho argentino, pelo extremo Sul do Brasil, tende a ser mais vantajosa que a obtenção de grão do Centro-Oeste, por exemplo. Isso pode colaborar para o desequilíbrio da balança comercial do grão.
SOJA
Produtores brasileiros de soja estão desanimados com os preços. Evitando negociar, armazenam a produção, e seguram 41% da safra estimada. A retenção dos grãos, em algumas regiões, leva a problemas de escassez de matéria-prima para abastecer indústrias e cumprir compromissos. A lentidão nas vendas pode levar a situação semelhante à do segundo semestre do ano passado. Os preços despencaram, pelo excesso de oferta. Os estoques foram liberados ao mesmo tempo, deixando o mercado saturado. O Brasil já colheu mais de 75% da área plantada com soja. O Centro-Oeste é a região onde a colheita mais avançou, 97% já foi colhido. A Bolsa de Chicago segue com cotações estáveis. No curto prazo, o desempenho das lavouras dos Estados Unidos deverá ser o principal fator de influência nos preços da soja na Bolsa. O país é um dos principais produtores mundiais do grão, e promete safra recorde.

Dia 25 de novembro acontecerá o Encontro de Analistas da Scot Consultoria, um evento em que grandes especialistas discutirão as principais tendências econômicas e seus reflexos no mercado do boi gordo. Entre em contato conosco pelo WhatsApp 17 98171 2100 e aproveite as condições de pré-lançamento. Vagas limitadas.


Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook