• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Intensificação de Pastagens 2023, da Scot Consultoria, promove discussão de temas essenciais para a pecuária brasileira


Terça-feira, 3 de outubro de 2023 - 18h00


O Encontro de Intensificação de Pastagens, promovido pela Scot Consultoria, aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, em Ribeirão Preto - SP. 


Durante dois dias, palestrantes de todo o Brasil compartilharam conhecimento com mais de 800 participantes que compareceram ao Centro de Eventos do Ribeirão Shopping. 


Os temas abordados foram os mais diversos, passando por manejo, adubação, mercado e gestão. 


Por dentro do Encontro de Intensificação de Pastagens


Foto por: Bela Magrela 


Conhecido por ser um dos mais importantes eventos do ano sobre pecuária a pasto, o evento reuniu 16 palestrantes entre produtores, professores e pesquisadores. 


De forma intercalada às palestras, o Encontro contou ainda com 4 debates, nos quais os palestrantes tiveram mais tempo para desenvolver raciocínios e, principalmente, responder perguntas enviadas pelo público. 


A responsável por abrir os trabalhos no primeiro dia do Encontro de Intensificação de Pastagens 2023 foi Janaina Martuscello, professora da Universidade Federal de São João del Rei. Ela falou sobre a intensificação de pastagens como um seguro para os tempos de baixa. 


"Em um sistema pecuário, três são os pilares: taxa de lotação, ganho médio diário e preço. Se eu não controlo os dois primeiros, fico dependente do terceiro", alertou Martuscello. Para a especialista, os produtores devem focar nas variáveis que estão “da porteira para dentro” para se tornarem menos vulneráveis às flutuações de mercado. 


"O que move a pecuária? Taxa de lotação me dá lucro e GMD me dá margem. É da porteira pra dentro que o pecuarista pode controlar." Janaina Martuscello, durante o EIP 2023


Foto por: Bela Magrela 


Além de Janaina, também passaram pelo palco na parte da manhã os professores Emerson Alexandrino (UFT) e Leandro Barbero (UFU), além do empresário Ricardo Sechis (Agro-Passion). 


Na parte da tarde, os palestrantes falaram bastante sobre adubação e manejo. Moacyr Corsi, professor da Esalq/USP, chamou a atenção dos produtores presentes para a importância de encarar seu pasto como uma lavoura que merece o manejo apropriado. 


“O que será que podemos fazer para não sermos excluídos da atividade? A única saída é intensificar”, concluiu Corsi em sua apresentação. 


Outros três palestrantes fecharam o primeiro dia do Encontro de Intensificação de Pastagens, da Scot Consultoria: os professores Luis Drumond (UFV) e Paulo Carvalho (UFRGS), além do gerente pecuário Piotre Laginski (Laginski Agro). 


Segundo dia do evento falou sobre mercado e gestão 

Se a primeira parte do evento foi reservada ao manejo e à adubação, no segundo dia os palestrantes convidados abordaram temas como macroeconomia e liderança, igualmente importantes para os profissionais presentes. 


A primeira palestra da manhã foi de Kellen Severo, jornalista especializada em economia e agronegócios. Ela falou por cerca de 30 minutos sobre como o cenário geopolítico mundial pode impactar a agropecuária brasileira.


Foto por: Bela Magrela 


Durante sua apresentação, Severo chamou a atenção da plateia para a diferença entre o que é sinal e o que é ruído nas informações que consumimos. 


“Precisamos separar o sinal do ruído! Sinal nos aproxima da realidade e ruído é aquele que nos distrai” Kellen Severo, durante o EIP 2023 


Além da jornalista, fecharam a programação da manhã Felipe Fabbri e Alcides Torres, analistas de mercado da Scot Consultoria, além de Mariane Crespolini, gerente de BI da Minerva Foods. 


A parte da tarde do segundo dia, reta final do Encontro, foi marcada por apresentações sobre gestão, liderança e recursos humanos. A palestrante e pesquisadora Fabricia Zimermann, da Embrapa Gado de Corte, abordou um assunto distinto e usou seu tempo no palco para falar sobre cigarrinhas. 


Vanessa Chiamulera, gerente de processos do Grupo Morena, foi um dos destaques falando sobre sua especialidade: modelos de gestão. Chiamulera alertou os participantes, em diversas oportunidades, sobre a importância de entender o contexto de cada propriedade antes de formular as regras. Segundo ela, “não existe bala de prata”. 


“Passamos um bom tempo da gestão buscando uma fórmula mágica, mas ela não existe. Nada se aplica a todas as fazendas da mesma forma, cada propriedade tem suas particularidades” Vanessa Chiamulera, durante o EIP 2023. 


Além de Vanessa e Fabricia, mais dois palestrantes subiram ao palco: Izabela Inforzato, da Humani Desenvolvimentos, e Mario Garcia, da AgroHUB. 


Fechando a quinta-feira, tivemos Carolina Barretto, do “Pecuária Feita por Mulheres”, e Daniela Sodré, da Seedz, reunidas com as demais palestrantes da tarde e respondendo perguntas do público. 


Troca de experiências e relacionamentos marcaram o evento


Foto por: Bela Magrela 


Além de todo o conhecimento transmitido ao público, a organização do evento fez questão de proporcionar muitos momentos de relacionamento para quem esteve presente. 


Durante os coffee breaks, os participantes puderam trocar experiências, contatos e visitar os estandes dos quatorze patrocinadores presentes. 


Após a programação do último dia, a Scot Consultoria ofereceu ainda um coquetel para fechar o Encontro. 


Perfarm Experience falou sobre digitalização de fazendas ao longo da sexta-feira 

Na sexta-feira (29), o centro de eventos seguiu movimentado com o Perfarm Experience, encontro organizado pela Perfarm, empresa do grupo Seedz. 


Assim como o Encontro de Intensificação de Pastagens, o Perfarm Experience contou com a Bela Magrela como agência responsável pelo evento. 


Ao longo do dia, 8 palestrantes subiram ao palco para falar sobre a oportunidade que os produtores brasileiros possuem para adicionar mais tecnologia às suas operações e, dessa forma, conseguirem negócios mais eficientes e rentáveis. 


O produtor que saiu de casa em busca de tendências e novidades tecnológicas certamente ficou satisfeito com as apresentações que assistiu. Os palestrantes falaram sobre dados, conectividade das máquinas, análise de informações para tomada de decisões, entre outros temas relacionados. 


Tiago Aleixo, superintendente do Campo Digital da Coopercitrus, trouxe uma apresentação mostrando como a gestão da informação pode ajudar no dia a dia do agronegócio. 


Além de Tiago, também subiram ao palco nomes como Marcelo Lopes, diretor comercial Brasil da John Deere, e André Coutinho, da Seedz. 


Se você não conseguiu comparecer aos eventos, tem a chance de conferir fotos, vídeos e entrevistas com palestrantes no site do evento. 


O Encontro de Intensificação de Pastagens possui o apoio de importantes empresas do setor agropecuário: 


A cota “Boi Gordo” contou com os patrocínios de Corteva, Ihara, Perfarm e Sumitomo Chemical


A cota “Boi Magro” contou com os patrocínios de Amazon Mudas, Casale, Ipacol, Milagro, Mosaic, Nutron, OCP e Rivulis


Já na cota “Garrote”, o Encontro contou com os patrocínios Rural Plan e Safrasul Sementes


Como apoiadores, estavam presentes Aboissa, Aliança SIPA, Angus, Assocon, JP Meat, Minerva Foods e Pecuária Feita por Mulheres.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja