• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Confina Brasil identifica criação de gado de origem espanhola, investimento em nutrição, tecnologia e sustentabilidade em visitas ao Mato Grosso


Quinta-feira, 17 de agosto de 2023 - 15h00


A décima semana de visitas da 4ª edição do Confina Brasil, pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria, ocorreu de 7 a 10 de agosto nas cidades mato-grossenses de Indianópolis, Água Boa, Canarana e Querência.


Com objetivo de coletar dados de sistemas intensivos e semi-intensivos de produção de carne bovina, a “Equipe 2” do Confina Brasil segue conhecendo propriedades que realizam trabalhos diferenciados. Nessa última semana, a equipe conheceu um grupo que trabalha com a raça bovina de origem espanhola, Rubia Gallega. Outro destaque das visitas foi a ampla adoção aos sistemas de integração entre agricultura e pecuária.


Rubia Gallega


Foto por: Bela Magrela


O Grupo Roncador, em Querência-MT, conta com cerca de 500 colaboradores. Com a expansão do Grupo Roncador, foi necessário estabelecer um sistema logístico e de gestão extremamente efetivo. A unidade de Querência conta com uma “cidade” toda dentro da fazenda, com alojamentos, escola e até mesmo uma rodoviária. Hoje, a fazenda trabalha com ciclo completo, os bovinos da raça Rubia Gallega são criados com o objetivo de garantir o abastecimento de uma parceria fechada com uma grande rede de supermercados, que comercializa a carne produzida.


A raça Rubia Gallega, de origem espanhola, é ainda pouco disseminada no país em comparação com outras raças de gado de corte. Esta destaca-se por suas características distintas, um menor teor de gordura, aliada a um aumento no teor de proteína na composição de sua carne, atendendo um nicho específico de mercado de carnes, proporcionando cortes considerados mais saudáveis do ponto de vista desses consumidores.


Tecnologia em nutrição animal


Foto por: Bela Magrela


Já em Indianópolis, na Fazenda Brasil, a dieta de terminação dos bovinos respeita quatro etapas: adaptação, crescimento, terminação e, nos últimos 60 dias de cocho, a dieta Fast da Nutron – patrocinadora “Ouro” do Confina Brasil 2023. Essa dieta da Nutron finaliza, com muita qualidade, a carcaça dos bovinos. Ela é 100% composta de alimentos concentrados.


Outra grande propriedade que utiliza a consultoria da Nutron e faz uso da dieta Fast é o Confinamento MTQ, do Grupo Mantiqueira, localizado em Água Boa-MT. Com capacidade estática para 30 mil animais, os gestores do confinamento optaram pela assistência da Nutron na dieta do rebanho. A parceria com a empresa viabilizou testes com drone para leitura de imagem do confinamento, com rota pré-programada. Um dos objetivos desses testes é monitorar o comportamento dos bovinos, para tomada de decisões.



Foto por: Bela Magrela


O Cattle View é um sistema multifuncional. Além das imagens dos cochos, a varredura diária do drone permite que os gestores tenham informações como o número de bovinos em cada lote, se esses bovinos estão em pé ou deitados, onde eles estão mais concentrados dentro do curral, auxiliando no operacional do confinamento.


O confinamento se baseia em dados para tomar decisões mais assertivas. A MTQ faz investimentos em pesquisas, como limpezas dos bebedouros que nos foi relatada durante a visita.


O estudo em questão serviu para identificar o melhor custo-benefício na frequência de limpeza dos bebedouros do confinamento. Durante as análises da água servida no bebedouro, eles perceberam que a qualidade do líquido não era comprometida até o terceiro dia sem higienização. No entanto, após o segundo dia, a limpeza se tornava mais complicada, o que tomaria mais tempo dos colaboradores. Dessa forma, foi estabelecida uma frequência ótima “dia sim, dia não.”


A integração já é uma realidade consolidada em MT


Foto por: Bela Magrela


Assim como a Fazenda Brasil, de Indianópolis, que já realizou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a Fazenda Estrela do Norte, do Grupo Agroterenas, também utiliza da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como estratégia para o aumento de produtividade, em Água Boa-MT.


A Fazenda Estrelinha, do Grupo Cunha, de Canarana -MT, é outro exemplo de adoção da integração em seu sistema de produção. Por muito tempo, os gestores sofreram com o solo arenoso e pouco fértil da região, onde o plantio de soja não tinha um bom desenvolvimento. Após a entrada da pecuária e anos de cultivo de capim na mesma área, uma outra tentativa de plantio de soja resultou em produtividade duas vezes maior que nas vezes anteriores. Agora, a ILP e a rotação de culturas (capim, soja e milho) são realidades no negócio.



Foto por: Bela Magrela


Conheça nossos parceiros nessa edição

Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas e entidades do agronegócio:


São patrocinadores "Ouro":


Casale


Elanco


FS Bioenergia


Nutron


No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.


Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.


São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).


Quer acompanhar mais a fundo a jornada dos profissionais do Confina Brasil pelo país? Basta acessar o perfil oficial do projeto no Instagram: @confinabrasil, além do site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja