• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Equipe do Confina Brasil visita confinamentos de destaque em Goiás


Quarta-feira, 12 de julho de 2023 - 17h00

Foto por: Bela Magrela


O Confina Brasil continua na estrada. Na primeira semana de julho, profissionais da Scot Consultoria visitaram dez propriedades que trabalham de forma intensiva com bovinos para produção de carne em Goiás. A pesquisa-expedicionária marcou sua passagem pelo estado do Centro-Oeste na quinta semana da primeira rota de levantamento de dados in loco.


Nas visitas, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o maior confinamento da América Latina, bem como ver de perto um projeto que investe no manejo de dejetos com biodigestores, além de um trabalho consolidado voltado ao sequestro de carbono.


Maior confinamento da América Latina


Foto por: Bela Magrela


Em 5 de julho, a picape personalizada do Confina Brasil, cedida pela Mitsubishi Motors – montadora oficial e patrocinadora da expedição –, foi à cidade de Aruanã, localizada no interior de Goiás, para conhecer a sede da Fazenda Colorado, da JBJ Agropecuária. Com capacidade estática para 82 mil animais, a propriedade é a maior entre os confinamentos da América Latina.


A Fazenda Colorado é a elite dos confinamentos da América Latina. O rebanho é próprio e possui bovinos das raças Angus e Nelore, todos machos. Eles também possuem uma área de agricultura intensiva, onde são produzidas cerca de 30 toneladas de soja e milho. Com uma fábrica de ração ultramoderna, a JBJ fornece premix para todas as unidades da JBS e para alguns parceiros. O premix é composto por uma combinação de vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, aditivos microbianos entre outros ingredientes essenciais para a saúde e desempenho dos bovinos, contribuindo para uma alimentação mais completa e saudável quando adicionados na ração.


Desenvolvimento sustentável


Foto por: Bela Magrela


Com espaço de 20 hectares e capacidade estática para quase 11 mil cabeças, a Fazenda Gamela, de Montividiu-GO, está em constante investimento para o desenvolvimento do confinamento. Um dos pilares de seu trabalho é a sustentabilidade. José prioriza o cuidado com o meio ambiente e, por isso, atualmente, há um projeto em andamento para a construção de um biodigestor, além de atuarem no mercado de sequestro de carbono.


O biodigestor é um compartimento fechado, sem entrada de luz solar e de oxigênio, instalado para a aceleração da decomposição anaeróbia de matéria orgânica. Enquanto o processo biológico acontece, evita-se que urina, fezes e resíduos da produção vegetal sejam descartados no meio ambiente. Neste processo ocorre a produção de biogás e biofertilizante, que podem ser utilizados para a geração de energia na agricultura e pastagem, contribuindo para a redução dos custos de produção da propriedade.


Outra decisão sustentável da Fazenda Gamela é sua contribuição na redução das emissões de gases de efeito estufa. Isso porque a propriedade atua no mercado de carbono, originado pelo Protocolo de Quioto, que orienta países a assumirem compromissos de redução dos gases de efeito estufa. Além de proteger o meio ambiente, com essa atuação, a fazenda gera ainda mais rentabilidade ao comercializar seus créditos de carbono no mercado. A geração desses créditos só é possível com a redução das emissões, já que, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono, que pode ser negociado no mercado internacional.


Maior confinamento em uma capital brasileira


Foto por: Bela Magrela


O Confinamento Experimental de Bovinos de Corte (CEBC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), de Goiânia-GO, é o maior confinamento localizado em uma capital, no Brasil. O local possui capacidade para 600 bovinos e é utilizado para pesquisas acadêmicas e estudos focados em nutrição animal. No confinamento, há um grande volume de pesquisa sendo desenvolvida. Com isso, as descobertas realizadas lá podem colaborar com os pecuaristas de todo o país.


As pesquisas realizadas no campus são focadas, principalmente, em tecnologia, nutrição e nos próprios bovinos. Além disso, o confinamento serve para dar experiência e desenvolvimento aos alunos voluntários da instituição bem como de outras universidades do estado.


Conheça nossos parceiros nessa edição


Foto por: Bela Magrela


Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas e entidades do agronegócio:


São patrocinadores "Ouro":


Casale


Elanco


FS Bioenergia


Nutron


No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.


Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.


São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).


Quer acompanhar mais a fundo a jornada dos profissionais do Confina Brasil pelo país? Basta acessar o perfil oficial do projeto no Instagram: @confinabrasil, além do site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja