• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sustentabilidade e qualidade na gestão são destaques de fazendas visitadas pelo Confina Brasil em São Paulo, Goiás e Minas Gerais


Quarta-feira, 5 de julho de 2023 - 17h00

Foto: Bela Magrela


A 4ª edição do Confina Brasil, promovido pela Scot Consultoria, segue com visitas e mapeamento de sistemas intensivos e semi-intensivos de produção pecuária pelo Brasil. De 26 a 30 de junho, em sua quarta semana, a pesquisa-expedicionária, com profissionais especializados em pecuária, foi em oito propriedades de sete municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de chegar ao Centro-Oeste pela primeira vez no ano, em visita a Goiás.


Gestão

A quarta semana da primeira rota da expedição começou com visita à Fazenda Santa Carolina, de propriedade do Confinamento Nutritaurus, localizada na cidade paulista de Morro Agudo. O foco da Nutritaurus é a avaliação rigorosa de genética, conformação de carcaça e qualidade da alimentação fornecida aos bovinos. A logística é bem planejada, assim como o mapeamento rigoroso das estratégias e oportunidades de mercado, buscando a tomada de decisão mais assertiva.


Já na cidade de Ipiaçu, em Minas Gerais, está a Agroatrium. Gerenciada por três irmãos, o projeto é novo, com apenas dois anos de existência. Apesar disso, o conhecimento é priorizado pelos gestores, já que enxergam que é um fator crucial para o desenvolvimento e sucesso do negócio. Duas palavras definem bem a Agroatrium: trabalho e conhecimento. Apesar de ser um confinamento recente, os proprietários têm visão de mercado. Eles sabem o momento certo para comprar gado, além de administrarem o negócio com êxito, mesmo em momentos de crise.


A propriedade adota um sistema de ciclo completo, englobando as fases de cria e recria a pasto. Cerca de 90% dos animais destinados ao confinamento são provenientes do próprio sistema da propriedade. Além disso, o confinamento conta com três linhas de cocho. Essa integração permite um controle mais eficiente do processo produtivo e uma melhor gestão do rebanho, resultando em benefícios tanto em termos de qualidade quanto de lucratividade.  A fazenda produz milho e sorgo, os grãos produzidos estão sendo armazenados em silos aéreos, e a propriedade está realizando investimentos na construção de um novo barracão de armazenagem. O armazém abrigará o sorgo, produção própria, que será fornecido aos bovinos. Além do sorgo, o milho também é produzido na propriedade e é a base da alimentação bovina. Um dos objetivos do confinamento é diminuir os custos com alimentação, sem deixar de lado a qualidade da dieta. Outra meta da Agroatrium é a homogeneização de lotes. Para isso, há apartação dos bovinos em grupos, definidos por raça e peso.


Sustentabilidade


Foto por: Bela Magrela


Muito bem estruturada, a ISM Agropecuária, em Frutal-MG, é destaque em termos de sustentabilidade ambiental. Administrada por uma sociedade de três irmãos, a ISM reutiliza os dejetos gerados no confinamento para fertilização da pastagem. A propriedade é muito bem estruturada. Foi desenvolvida com corredores de acesso nas estradas para pastos e para o escritório. Visando eficiência aliada à responsabilidade ambiental, a propriedade trabalha com sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), além do confinamento.


Seguindo seu plano de preservação do meio-ambiente e desenvolvimento simultâneo da fazenda, a ISM está construindo uma composteira para tratamento dos dejetos sólidos.


Bem-estar animal


Foto por: Bela Magrela


Com o objetivo de promover o bem-estar animal, a propriedade implementou um protocolo que visa melhorar o conforto dos bovinos durante o transporte. Esse protocolo considera a relação entre o tempo de viagem e o espaço disponível para o descanso dos bovinos ao chegarem ao confinamento. Dessa forma, é garantido que os animais tenham tempo suficiente para se recuperarem e descansarem em um piquete adequado antes de iniciar a fase de confinamento.


A responsabilidade com o meio-ambiente e com o bem-estar é fruto de treinamento realizado com os colaboradores, seja em manejo ou em manutenção de maquinário.


Carne premium


Foto por: Bela Magrela


A produção de carne com qualidade superior é prioridade na pecuária mundial, um exemplo ocorre em Nazário-GO. A Fazenda Floresta, uma das unidades de pecuária da JBJ, abastece a linha Black da Friboi. Com estratégia de trabalho apenas com fêmeas Angus, a propriedade, que possui capacidade estática de aproximadamente 22 mil cabeças, usa tecnologias para aumentar a eficiência da produção. A distribuição da dieta, assim como sua mistura, é feita por maquinário. Para o controle da poeira, mais tecnologia. Há uma estrutura para nebulização, visando o controle do pó. manejo é feito em mais de 130 baias existentes na propriedade.


O investimento na alimentação dos bovinos Angus, que já têm características genéticas naturais predisponentes para carne com maior qualidade, é financeiramente elevado. Os gestores sabem que, mesmo com investimento para fornecer uma dieta mais rica, eles colherão lucro no fim da produção, pois a carne com qualidade superior é valorizada no mercado.


Conheça nossos parceiros nessa edição


Foto por: Bela Magrela


Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas do agronegócio:


São patrocinadores "Ouro":


Casale


Elanco


FS Bioenergia


Nutron


No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.


Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.


São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja