• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Confina Brasil 2023 finaliza terceira semana de pesquisa-expedicionária em SP e PR


Quarta-feira, 28 de junho de 2023 - 12h00

Foto: Bela Magrela


Os principais destaques das visitas em São Paulo e Paraná do Confina Brasil 2023, pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria, foram dietas bem definidas para a engorda dos bovinos, uso de tecnologia para identificação do rebanho, produção de carne gourmet com Wagyu - raça bovina oriental, conhecida pelo potencial na produção de carne marmorizada, resultando em produto final com qualidade superior, além de direcionamento da proteína produzida para abastecimento de supermercado próprio.


De 19 a 23 de junho, profissionais do Confina Brasil, especializados em pecuária, estiveram em nove cidades, onde estão localizados dez sistemas de produção, intensivos ou semi-intensivos.


Bem-estar animal


Foto: Bela Magrela


Em visita à Agropecuária Cachoeirinha, em Guarapuava-PR, a adoção de tecnologia, para redução de estresse na identificação do rebanho, gera maior conforto aos bovinos. O rebanho da Cachoeirinha, predominantemente Angus, é 100% identificado com brinco eletrônico. A equipe reconhece a importância do bem-estar animal para incremento na produção.


Os bovinos de reposição, enviados por parceiros, também recebem o mesmo padrão de brincagem. No confinamento, também é comum o uso de tablet para organização dos lotes, com o objetivo de separar os bovinos para engorda e entrada na recria. Vale destacar que o bem-estar animal é um item muito importante para os gestores da propriedade, o que levou ao investimento em curral antiestresse. 


Carne premium


Foto: Bela Magrela


Os gestores Paulo e Paula Mendonça, da Estância São Miguel, em Siqueira Campos-PR, trabalham com bovinos Angus, Braford e Wagyu.


Wagyu, a raça oriunda do Japão, tem predisposição genética para marmorização da carne, o que a torna uma opção diferenciada no mercado. Com capacidade estática para dois mil bovinos (em sua maioria Angus), a Estância São Miguel tem sua marca própria de carne. Para comercializar um produto de qualidade bem definida, o confinamento foca na aquisição de animais geneticamente superiores.


Dieta


Foto: Bela Magrela


Localizada em Guarapuava-PR, a Chácara Bela Vista faz parte da CooperAliança, da qual seu proprietário é um dos sócios-fundadores. Com plantel bem dividido entre machos e fêmeas, a dieta recebe atenção especial, com o aproveitamento de diferentes ingredientes. Observamos que a silagem de trigo reduz o rendimento de carcaça das fêmeas, entretanto, aumentam o consumo, colaborando com ganho de peso. Por isso, a dieta inclui 55% de um concentrado peletizado produzido pela cooperativa Agrária, junto aos 45% de silagem de trigo. Porém os níveis de inclusão da dieta variam de acordo com as categorias.


A Bela Vista utiliza ultrassonografia de carcaça para realizar a seleção genética dos bovinos – sendo a maioria Angus. O ultrassom é usado, principalmente, na entrada do confinamento e para definição do sêmen que será utilizado nas fêmeas (acasalamento). Além disso, a reposição é feita de forma rigorosa para garantir inclusão de bovinos com qualidade genética superior. 


Abastecimento de supermercado próprio


Foto: Bela Magrela


A rede de supermercados Bergamini, com lojas nos bairros de Jacanã e Jardim Brasil, na Zona Norte da cidade de São Paulo, é abastecida com carne produzida na Fazenda Bergamini. A capacidade estática do confinamento é de 7 mil bovinos, todos Nelore. Quando os bovinos chegam ao ponto de abate, são levados ao frigorífico próprio e, posteriormente, os produtos são enviados às lojas na capital paulista.


A estrutura do confinamento é excelente. É muito bem organizada. A propriedade também se destaca pela recria a pasto e a engorda intensiva. O foco dos sistemas de produção é a qualidade de seus produtos, para abastecer seus próprios Supermercados Bergamini.


Conheça nossos parceiros nessa edição


Foto: Bela Magrela


Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas e entidades do agronegócio:


São patrocinadores "Ouro":


Casale


Elanco


FS Bioenergia


Nutron


No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.


Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.


São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).


Quer acompanhar mais a fundo a jornada dos profissionais do Confina Brasil pelo país? Basta acessar o perfil oficial do projeto no Instagram: @confinabrasil, além do site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja