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Scot Consultoria

Consumidores europeus podem pagar mais em função do bem-estar animal


Quarta-feira, 15 de junho de 2005 - 12h36

Uma pesquisa realizada pela Eurobarometer, na União Européia, mostrou que os consumidores locais estão dispostos a pagar mais por alimentos que tenham sido produzidos com a adoção de práticas de bem-estar animal. Cerca de 74% dos consumidores acreditam que podem contribuir para com o bem-estar animal nas propriedades através de suas compras; e 57% deles estão dispostos a pagar mais por produtos alimentícios, como ovos, por exemplo, se houver comprovação de que foram produzidos com esta preocupação. A informação é extremamente importante. Atesta que, principalmente em países desenvolvidos, o preço realmente vem perdendo importância como fator de decisão de compra. Vale a pena investir em atributos, como bem-estar animal, e assim buscar agregar valor à carne. Além do que, sabe-se que tais práticas freqüentemente influenciam positivamente a produtividade da fazenda, aprimorando os resultados mesmo sem diferenciação de preços para o produto final. No entanto, foi verificado um problema com a rotulagem dos produtos que chegam aos consumidores europeus. Cerca de 32% dos consumidores nunca conseguiram identificar quais alimentos foram produzidos visando o bem-estar dos animais. Outros 19% raramente conseguem identificar esses produtos. É preciso, portanto, informar melhor o comprador. (FTR)
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