• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aproveitamento de resíduos e uso de tecnologias são valorizados nos confinamentos visitados pelo Confina Brasil


Segunda-feira, 7 de novembro de 2022 - 12h00



Agro Ávila-GO / Foto por: Bela Magrela


A Scot Consultoria finalizou as atividades de campo do Confina Brasil 2022 e, nessa última semana de estrada, a expedição passou por 17 propriedades de Goiás e Minas Gerais, de 24 a 28 de outubro, coletando informações importantes sobre a pecuária intensiva.


Duas equipes compostas por profissionais da Scot Consultoria visitaram diferentes municípios nos dois estados e identificaram preocupação especial com a produção sustentável e o uso de tecnologias para melhorar a eficiência dos projetos de terminação.


Genética e Integração Lavoura-Pecuária continuam sendo destaques


Fazenda São Geraldo-GO / Foto por: Bela Magrela


Uma das primeiras visitas foi ao Confinamento São Geraldo, em Paraúna-GO, do Grupo Valim, que possui cinco propriedades de agricultura e pecuária. O melhoramento genético dos animais é uma das prioridades do grupo, que trabalha com as raças Angus e Nelore. Eles utilizam animais de boa qualidade genética, priorizando a precocidade e a ótima conformação frigorífica.


Além disso, a propriedade realiza a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e, para dar descanso à pastagem, é feito o "sequestro" dos animais, levando-os ao cocho, para que no período das chuvas a pastagem consiga brotar com abundância.


Uma preocupação cada vez mais presente


Agropecuária Sete Léguas-GO / Foto por: 44meia Produções


A sustentabilidade é um dos principais focos de agricultores e pecuaristas do Brasil. Um exemplo visitado pelo Confina Brasil é a fazenda Primavera, de Hidrolândia-GO. Uma de suas iniciativas é a parceria com o Agro Bizão para destinar 100% dos dejetos produzidos pelos animais à adubação organomineral das pastagens.


A fazenda Primavera usa o boi como produtor de esterco e misturador do pó de rocha e de gesso, por meio do pisoteio natural que faz ao caminhar pelo curral de engorda. Para isso, o pecuarista espalha o pó de rocha e o gesso antes da entrada dos animais no curral. Com esse projeto sustentável, há uma produção de cerca de 5 mil toneladas de adubo por ano.


Outra fazenda que dá grande valor ao pilar sustentabilidade é a Agropecuária Sete Léguas, em Rio Verde-GO. A propriedade investe em bovinos, aves e suínos e aproveitam dos resíduos para fertilidade do solo, como cama de frango e os dejetos dos bovinos e suínos.


Os resíduos sólidos, das 3 produções animais existentes na fazenda, são misturados e passam por enriquecimento via compostagem, principalmente de potássio, já que as fezes de suínos e a cama de frango já possuem grande concentração de fósforo.


Os resíduos naturalmente produzidos pelos animais e enriquecidos por compostagem, são reutilizados no momento do plantio das áreas de lavoura para grãos e nas áreas de pastagens.


Dessa forma, a propriedade reduz custos com fertilizantes, além de melhorar seus índices econômicos e cuidar do meio ambiente, evitando o descarte incorreto dos dejetos e a contaminação fluvial.


A pecuária do futuro


Fazenda Santa Fé-GO / Foto por: 44meia Produções


A tecnologia é a principal responsável pelo avanço da produtividade em diferentes áreas. Na pecuária, não é diferente. Cada vez mais empregada, a inovação colabora com a tomada de decisão do confinamento Agro Ávila, de Jandaia-GO.


Identificamos diversos dados que influenciam na correta tomada de decisão. É feita a gestão em tempo real de todos os processos realizados, desde a limpeza dos bebedouros até o fornecimento da dieta. Para isso, são utilizados softwares próprios e de prestadores de serviços.


O uso dessas tecnologias colabora com o sucesso do negócio. Nesse ano, o confinamento foi reconhecido pela qualidade de sua carne, com o prêmio "Carne Angus Certificada"


O objetivo é a produção de animais F1 Angus, todos são adquiridos ao desmame, depois recriados a pasto, sequestrados na seca e terminados no confinamento.


A tecnologia em pesagem é destaque do confinamento Santa Fé, de Santa Helena de Goiás-GO. Para pesar os 40 mil bovinos terminados, a propriedade instalou mais de 200 balanças inteligentes em meio aos currais.


Sempre que o animal se desloca para hidratação ou alimentação no cocho, automaticamente passa pela pesagem. Por dia, cada animal é pesado 12 vezes em média, o que reduz a possibilidade de erro no processamento das informações e aumenta o poder de tomada de decisões a respeito do lote.


Está em andamento o desenvolvimento de um aplicativo que facilita o acesso às informações pelo pecuarista que possui boiada na propriedade (sistema de boitel) como nota fiscal, saúde geral dos bovinos, dias de cocho, ganho médio diário e comparativos com datas e pesagens anteriores. Além disso, caminhões da Casale fazem parte da frota do confinamento.


Quem está conosco nessa jornada?


Fazenda Floresta-GO / Foto por: Bela Magrela


Confina Brasil 2022 possui o apoio de importantes empresas. São patrocinadores "ouro":


Casale


• Coimma


Elanco


FS Bioenergia


iRancho


Nutron


• UPL


No patrocínio "prata", aparecem:


Associação Brasileira de Angus


Reenergisa


Zinpro


A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Mitsubishi e apoio institucional da EmbrapaHospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON).


Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja