• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Quarta rota do Confina Brasil 2022 mostra excelentes exemplos de Integração Lavoura-Pecuária e melhoramento genético dos bovinos


Sexta-feira, 23 de setembro de 2022 - 11h00


Fazenda Caiçara-MA / Foto por: 44meia Produções


A Scot Consultoria concluiu a quarta das cinco rotas do Confina Brasil 2022. Foram realizadas dezesseis visitas em propriedades de confinamentos e semiconfinamentos. Ao todo, as duas equipes compostas por engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas conheceram novos trabalhos de pecuaristas em onze cidades (duas do Tocantins e nove do Maranhão).


Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária


Fazenda Carioca-PA / Foto por: Bela Magrela


A Fazenda Reunidas Bola Branca, de Açailândia-MT, chama atenção entre a série de visitas desta fase da expedição. A propriedade investe em Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em 15% da área agricultável.


O sistema faz o plantio de soja e de milho logo em seguida. Após a colheita, os animais são colocados no capim (plantado junto ao milho na área de ILP).



Fazenda Bola Branca-MA / Foto por: Bela Magrela


Os gestores da propriedade estão atentos às questões de sustentabilidade. Um exemplo disso é a reutilização dos bags de adubo utilizado na lavoura para sombra dos animais nos currais de engorda do confinamento, o que impacta diretamente no bem-estar animal. 



Agromantova-MA / Foto por: 44meia Produções


A Agromantova, em Vila Batavo-MA, trabalha com a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em áreas onde é realizada a recria dos bezerros na pastagem.


Com a proximidade do início da semeadura de soja na região, os garrotes são realocados no confinamento, fazendo a suplementação nutricional para o sequestro dos animais até que a área exclusiva de pastagens com sistema rotacionado se recupere com o início do período de chuvas.


A estratégia de sequestro para aliviar a pressão de pastejo na época seca do ano também ocorre na fazenda Caiçara, localizada em Estreito-MA, com o intuito de ofertar a quantidade necessária de alimento para o desenvolvimento e ganho de peso dos animais. 


Foco em melhoramento genético 


Fazenda Bacaba-TO / Foto por: Bela Magrela


A fazenda Reunidas Monte Castelo, de Senador La Rocque-MA, realiza a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) com apenas uma cultura. É cultivado o milho e semeiam o capim na área para os animais.


Dessa forma, há intenso reaproveitamento do solo, produzindo mais em menor espaço. A propriedade também se destaca pelo foco no melhoramento genético dos animais e trabalha com gado Nelore e Senepol.


Sediada em Imperatriz-MA, a fazenda Chaparral também possui foco em melhoramento genético. Os gestores trabalham com Nelore, F1 Angus e Caracu. Para a seleção do plantel, o criatório utiliza Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).


As fêmeas Nelore são inseminadas com o protocolo IATF, com sêmen de Angus ou Caracu. Após o nascimento das fêmeas F1, as outras progênies pela frente serão todas inseminadas com sêmen de Nelore, até que as crias sejam consideradas puras por cruzamento.


A estratégia permite a produção de fêmeas com habilidade materna superior às Nelores tradicionais, com o intuito de gerar bezerros com maior qualidade para atender à demanda dos frigoríficos e buscar a precocidade ao abate.


A última visita no Maranhão foi à fazenda São João, do frigorífico Fribal, em Campestre-MA. Os animais são preparados para a terminação e enviados ao frigorífico para serem abatidos. O frigorífico distribui carne para boutiques próprias e abastece o varejo dos estados de Piauí e Ceará.


Um projeto ambicioso 


Fazenda Bacaba-TO / Foto por: Bela Magrela


Para finalizar a quarta rota dessa edição do Confina Brasil, as duas equipes se encontraram para visitar o confinamento AGROJEM, na fazenda Bacaba, localizada em Miranorte-TO.


A operação é o segundo confinamento do grupo, já existindo uma unidade em Caseara-TO, com capacidade estática de 32.000 animais.


O confinamento da unidade de Miranorte-TO está em fase de construção e os primeiros animais entraram para a engorda em agosto. Atualmente, a operação consegue acomodar 6.800 animais, usando sua capacidade total o ano todo.


Depois de prontos e com condições de alocar os animais, os currais são preenchidos para engordar os bois.


O projeto final da AGROJEM é totalizar, entre as duas propriedades, 70.000 animais estáticos por giro. A previsão da conclusão total da obra é para 2023, tornando-se assim os dois maiores confinamentos de Tocantins.


As duas operações devem trabalhar durante todo o ano, possibilitando a terminação de 175.000 animais em um ano.



Fazenda Cariri-MA / Foto por: Bela Magrela


Quem está conosco nessa jornada?


Confina Brasil 2022 possui o apoio de importantes empresas. São patrocinadores "ouro":


Casale


• Coimma


Elanco


FS Bioenergia


iRancho


Nutron


• UPL


No patrocínio "prata", aparecem:


Associação Brasileira de Angus


Reenergisa 


Zinpro.


A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Mitsubishi e apoio institucional da EmbrapaHospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON). 


Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja