• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de gado em pé é destaque no início da quarta rota do Confina Brasil


Quarta-feira, 14 de setembro de 2022 - 11h00


Fazenda Joaíma / Foto por 44 meia


O Confina Brasil 2022 chegou à sua quarta rota com visitas a confinamentos e semiconfinamentos do Pará, Tocantins e Maranhão. De 5 a 9 de setembro, duas equipes de engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas da Scot Consultoria passaram por 13 propriedades de 8 cidades paraenses.


Os principais destaques foram os trabalhos voltados à exportação de gado em pé, a produção de carne premium a pasto e o uso da ultrassonografia de carcaça para a seleção genética do rebanho. 


Um passo à frente


Fazenda Joaíma / Foto por 44 meia 


O uso de produtos de patrocinadores "Ouro" da pesquisa-expedicionária foi observado em três propriedades paraenses. O confinamento Joaíma, em Paragominas-PA, é um deles. A fazenda tem assessoria da Nutron Cargill nas linhas de confinamento e pasto. 


Além disso, no confinamento, é usado o Rumensin, da Elanco - aditivo à base de monensina que potencializa o ganho de peso e melhora a eficiência alimentar dos animais, além de prevenir a coccidiose. 


Na visita à propriedade, foi visto o efeito positivo do sombrite para os animais. Praticamente todos estavam protegidos do sol, evidenciando o conforto térmico proporcionado aos animais pelos gestores. 


Outra fazenda parceira da Nutron e da Elanco é o confinamento Elizabeth, de Paragominas-PA. A propriedade utiliza o núcleo da Nutron Cargill para a alimentação dos animais, adicionando - assim como o confinamento Joaíma - o Rumensin, da Elanco. Por fim, a propriedade também adquiriu um caminhão da Casale, também patrocinadora “Ouro” do Confina Brasil 2022.



Fazenda AgroDiamont / Foto por 44 meia


Também de Paragominas-PA, a AgroDiamond projetou sua propriedade de modo que o vagão da Casale consiga, em apenas uma viagem, abastecer todos os pastos do semiconfinamento. Para isso, as estruturas de alimentação foram organizadas em linha, para que, ao final, o vagão retorne fornecendo a dieta para os animais do outro lado.


Além disso, a geração de energia é outra preocupação da propriedade. Com rios que desembocam em um grande lago, a AgroDiamond tem capacidade de gerar sua própria energia por meio de uma usina hidrelétrica. Dessa forma, possibilita o fornecimento de energia para todas as operações da fazenda, incluindo a fábrica e a área residencial.


O grande destaque da quarta rota


Fazenda Guaporé / Foto por Bela Magrela


Destaque da semana, a exportação de gado em pé é o foco de quatro confinamentos visitados pelo Confina Brasil. Um deles é o Agroexport, de Moju-PA. Para exportar bovinos, a propriedade coloca os animais em quarentena por no mínimo sete dias. Além disso, cada Estação de Pré-Embarque (EPE) tem curral próprio para os animais.


Todas as exigências para realizar a exportação de gado em pé de forma legal atendem ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


O Grupo Mercúrio Alimentos, detentor das fazendas Mandarim e Pontilhão, ambas em Abaetetuba-PA, também atende ao mercado internacional. Seguindo as instruções do MAPA, as propriedades exportam gado em pé majoritariamente para o comércio árabe, dentre sua maioria, para os países: Jordânia, Iraque, Turquia, Egito e Irã.


Cada país possui sua própria necessidade, seja de raça, peso, idade ou gênero. De acordo com a demanda, as propriedades produzem seguindo tais especificações, respeitando também as normas impostas pelo MAPA.


Também do Grupo Mercúrio, a fazenda Alexandria, de Santa Izabel-PA, abastece o frigorífico do grupo, que tem habilitação para o envio de carne à China. Dessa forma, a propriedade coopera bastante com a escala de abates da indústria.


Os animais recebem 92,5% de concentrado na dieta, com 7,5% de volumoso. Resíduos de cervejaria e casca de mandioca estão entre os principais insumos fornecidos para a composição da dieta.


A fazenda FM, do Grupo LFPEC, de Tomé-Açu-PA, também é classificada como Estação de Pré-Embarque (EPE). Quando há demanda internacional, o processo operacional é focado na exportação dos animais. Caso contrário, o grupo abastece o mercado interno.


Carne de alta qualidade


Fazenda Cristal / Foto por 44 meia


Por fim, a produção de carne de qualidade superior também é foco na região. Para isso, a fazenda Carioca, de Castanhal-PA, cria a pasto ou em semiconfinamento.


Trabalhando apenas com fêmeas Brangus, os gestores fazem ultrassonografia de carcaça para seleção dos animais, pois a tecnologia ajuda a classificar em grau de Marmoreio (MAR), Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS).


O ultrassom possibilita apartação dos animais e tomada de decisão, como o momento certo de abate e o direcionamento para o mercado.



Fazenda Elizabeth / Foto por 44 meia 


Confina Brasil 2022 possui o apoio de importantes empresas. São patrocinadores "ouro": 


Casale 


Coimma 


Elanco 


FS Bioenergia 


iRancho


Nutron 


UPL 


No patrocínio "prata", aparecem: 


Associação Brasileira de Angus 


Reenergisa  


Zinpro 


A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Mitsubishi e apoio institucional da EmbrapaHospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON). 


Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja