• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda na captação leva à alta no preço do leite pago ao produtor em abril


Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 06h00

Foto: Scot Consultoria


No pagamento realizado em abril, que remunera a produção entregue em março, o preço do leite pago ao produtor subiu novamente no comparativo mensal. Desta vez as altas foram gerais nos estados monitorados pela Scot Consultoria, em função do cenário de queda na captação.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 2,4% na comparação mensal.


Veja na figura 1, a evolução do preço do leite ao produtor. Na comparação anual a referência está 13,8% maior este ano.


Figura 1. Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor - em R$/litro, sem o frete, valores nominais.

Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


O cenário foi de queda na captação de leite em março, na comparação mensal. O alto custo de produção, as chuvas abaixo da normal climatológica em algumas regiões e a falta de pastagem refletiram na produção nacional. 


Os dados parciais de abril também indicam recuo na captação nacional. 


Os preços subiram em praticamente todos os estados, com exceção de Alagoas, onde houve queda de 0,29%, e de Rondônia, Pará, Bahia, Pernambuco e Maranhão, onde ficaram estáveis. 


Para o pagamento a ser realizado em maio/22, referente à produção entregue em abril/22, a tendência é de alta nos preços do leite pago ao produtor, com 51% dos laticínios pesquisados apontando para a alta, 47% estimando estabilidade e 3% falando em queda. 


O clima mais seco nos estados do Centro-Sul colabora com o viés de alta, além da maior competição entre as indústrias pela matéria-prima.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja