• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Apesar do aumento da disponibilidade no mercado internacional, preços do milho sobem em dezembro


Quinta-feira, 6 de janeiro de 2022 - 05h50

Foto: Scot Consultoria


Os preços do milho retomaram a firmeza no mercado brasileiro, findando o viés de baixa iniciado em agosto. Em Campinas-SP, os preços subiram 7,5% no acumulado de dezembro/21.


Com a alta nos preços, o cereal está custando 19,2% mais este ano, em relação a dezembro do ano passado.


Apesar do aumento da disponibilidade de milho no mercado internacional com o fim da colheita norte-americana em novembro, o clima no Sul do Brasil e as preocupações quanto aos estoques de passagem no começo de 2022 pesaram nos preços do cereal.


O desenvolvimento das lavouras no Sul do país preocupa. Após um bom ritmo de semeadura, com chuvas em bons volumes entre setembro/outubro, os meses de novembro e dezembro estão sendo marcados pelo efeito climático La Niña e forte estiagem na região.


A estiagem piorou a condição e a produtividade das lavouras. Estima-se queda de mais de 10% na produção em relação às expectativas iniciais para o milho primeira safra no país.


Com a estimativa de menor produção de milho primeira safra, estoques de passagem reduzidos, dólar elevado e proximidade do fim da isenção da cobrança de PIS/Cofins para a importação do cereal, os preços subiram.


Com relação às importações brasileiras, que diminuíram a pressão sobre os preços do cereal no segundo semestre, no acumulado do ano, até a terceira semana de dezembro, foram internalizadas 3,11 milhões de toneladas do cereal no país, maior volume já importado.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja