• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta no preço do leite ao produtor no pagamento de setembro


Quinta-feira, 7 de outubro de 2021 - 05h00

Foto: Scot Consultoria


No pagamento realizado em setembro, que remunera a produção entregue em agosto último, o preço do leite pago ao produtor registrou mais um mês de alta, o sexto consecutivo.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o aumento foi de 0,9% na comparação mensal.


No acumulado desde março/21, quando o mercado do leite começou a firmar, a alta foi de 15,2% na média nacional.


Veja na figura 1, a evolução do preço do leite ao produtor. Em relação ao mesmo período do ano passado, a referência está 20,6% maior este ano.


Figura 1. Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor - em R$/litro, sem o frete, valores nominais.



Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


O cenário foi de aumento na captação de leite em agosto e setembro (dados parciais) últimos, mas os incrementos no volume captado tem sido mais comedidos neste ano, em função das adversidades climáticas e dos custos de produção pesando mais no bolso do produtor de leite este ano, ainda que com as recentes quedas nos preços dos alimentos concentrados.


Em agosto/21, o indicador de captação de leite (média nacional) apresentou alta de 3,3% em relação a julho deste ano, mas ficou 4,3% abaixo na comparação com agosto de 2020.


Para o pagamento a ser realizado em outubro/21, referente à produção entregue em setembro/21, a maioria das indústrias estima estabilidade nos preços do leite pago ao produtor, com 68% dos laticínios pesquisados apontando para manutenção, 23% estimando alta e os 9% restantes falando em queda.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja