• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Relação de troca entre ureia agrícola e arroba do boi gordo está melhor para o pecuarista


Terça-feira, 3 de dezembro de 2019 - 05h55

Foto: pixabay.com


Mesmo em um ambiente de valorização do dólar frente ao real, os preços dos adubos recuaram no mercado brasileiro em novembro, em função da menor demanda, típica de final de ano. 


Segundo levantamento da Scot Consultoria, em média, os preços dos fertilizantes nitrogenados caíram 1,3% na comparação mensal. Para os adubos potássicos e fosfatados os recuos foram, respectivamente, de 1,6% e 1,2% no mesmo período. 


A ureia agrícola ficou cotada, em média, em R$1.592,86 por tonelada em São Paulo, sem o frete. Na comparação com novembro do ano passado, o insumo está custando 12,5% menos este ano. 


Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 7,05 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de ureia. 


Com a forte valorização da arroba do boi gordo (37,4%) e queda no preço do adubo (2,6%), a relação de troca frente ao insumo melhorou 29,1% para o pecuarista em novembro, em relação a outubro deste ano. 


Isso equivale a quase três arrobas de boi gordo a menos para a compra da mesma quantidade de ureia, na comparação com o mês anterior. Em relação a novembro de 2018, o poder de compra do pecuarista aumentou 42,5% ou aproximadamente cinco arrobas a menos para a compra de uma tonelada do adubo. 


É a melhor relação de troca no período analisado, mas destacamos que o câmbio em patamar elevado poderá limitar as quedas em curto e médio prazos, ou até mesmo dar sustentação às cotações dos fertilizantes, em reais. 


De qualquer forma, o momento é favorável para o pecuarista adquirir os adubos para a reforma ou recuperação das pastagens. 


Do lado da demanda interna, espera-se uma retomada da movimentação no mercado de fertilizantes a partir de fevereiro, o que deverá colaborar com um cenário mais firme de preços a partir de então.


Análise originalmente publicada no informativo Boi & Companhia, edição 1367.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja