• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção em alta pressiona para baixo os preços do leite ao produtor


Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 - 07h00

Foto: www.wifss.ucdavis.edu


Em outubro, a produção de leite registrou o maior incremento este ano. Considerando a média nacional, o aumento foi de 3,9% na captação, na comparação mensal.


Este cenário de maior oferta somado a pressão de baixa, especialmente no atacado de produtos lácteos, refletiu em uma queda maior para o produtor. No mais, as importações cresceram neste segundo semestre.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, no pagamento realizado em novembro, que remunera a produção de outubro, o recuo foi de 2,5% na média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados.


Foi a terceira queda consecutiva. O produtor recebeu, em média, R$1,173 por litro de leite, sem o frete.


Apesar do recuo, na comparação com o mesmo período do ano passado, o produtor está recebendo 12,6% mais este ano. Veja a figura 1.


Figura 1.
Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor - em R$/litro, valores nominais.
Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br 


Em novembro, segundo dados parciais, a produção nacional deverá crescer pelo menos 1,5%, frente ao mês anterior. Ou seja, a expectativa é de que a safra continue pressionando para baixo os preços para o produtor, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste.


No Sul, os recuos na produção nesse período estão menores comparativamente com o ano passado, e no Nordeste a produção já aumentou (ligeiramente) em Pernambuco e Bahia, fatos que corroboram com o cenário de maior disponibilidade interna de leite.


Para o pagamento a ser realizado em dezembro, referente a produção de novembro, 72% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em queda no preço do leite, 25% falam em manutenção e os 3% restante estimam altas de preços do leite ao produtor, frente ao pagamento anterior.


A expectativa é de que o pico de produção no Brasil Central e região Sudeste aconteça em dezembro.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria .


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos/11/palestras-cursos-aulas-e-treinamentos.htm .


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts .





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja