• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Dietas balanceadas com base em microminerais pode melhorar a performance de bovino de corte


Informe publicitário oferecido por Zinpro Performance Minerals

Quarta-feira, 27 de junho de 2018 - 05h45

Foto: www.warural.com.br


A maioria dos produtores de gado de corte sabe que a idade, o sexo e a saúde do animal impactam diretamente no desenvolvimento corporal do bovino, potencializando, ou não, o ganho de peso. No entanto, além de observar esses critérios, é importante avaliar a alimentação oferecida no período de engorda – quando o animal está em confinamento.


Para validar a eficácia do uso de zinco Metionina em dietas de confinamento a Zinpro® realizou uma meta-análise em 22 trabalhos de pesquisa feitos com o complexo de Zinco Metionina.  Ao todo foram seis mil bois avaliados. Esses ensaios avaliaram a performance do complexo Zinco Metionina da empresa sobre o consumo de matéria seca dos animais. Ao final, foram registradas vantagens significativas em relação aos controles quando Zinpro® foi incorporado à ração.


Os resultados mostraram que, os animais que tiveram o acréscimo do mineral nas dietas, melhoraram o ganho médio diário em 3,26% e a conversão alimentar em 4,05% sobre dietas controle contendo pelo menos 119% de recomendação de zinco (NRC). Houve também um aumento de 8% na escolha do número de animais entre os bovinos que receberam o suplemento alimentar da Zinpro® em relação aos bovinos que receberam as dietas de controle tradicionais.


Esses números foram obtidos com a avaliação do ganho médio diário, da eficiência alimentar e dos parâmetros de carcaça. Os novilhos foram utilizados em todos os ensaios, com exceção de dois. O peso inicial médio foi de 338 quilos, com tempo médio de alimentação de 121 dias.


Entre os resultados, o ganho médio diário e a eficiência alimentar se destacam. No primeiro, uma diferença altamente significativa (P <0,01) foi medida. Os bovinos ganharam 1,40 quilo/cabeça/dia, enquanto os animais alimentados com Zinpro® ganharam 1,44 quilo/cabeça/dia. Um efeito positivo foi medido em 19 dos 22 estudos, com altas variando de 4,5 gramas a 150 gramas/cabeça/dia. Essa diferença de 3,26% indica que a alimentação de Zinpro® aumentará o ganho médio diário de animais confinados de maneira consistente e positiva a uma taxa de 45 gramas/cabeça/dia. Com base em uma média de 121 dias de alimentação, o gado alimentado com Zinpro® pesava 5,5 quilos a mais que o gado controle no final do período de alimentação.


Já na eficiência alimentar, o resultado obtido foi de 6,91 quilos e 6,63 quilos de matéria seca ingeridos por quilo de ganho de peso diário, para bovinos controle e Zinpro®, respectivamente. Essa diferença (P <0,01) foi uma melhora de 4,05% para bovinos recebendo Zinpro® na taxa de 360 miligramas de zinco/cabeça/dia. Essas melhorias na eficiência alimentar variaram de 0 a 1,37. Esses dados novamente indicaram que a alimentação com Zinpro® incrementa a eficiência alimentar de animais alimentados com rações de alta energia.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja