• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Impacto dos microminerais no crescimento dos bezerros


Informe publicitário oferecido por Zinpro Performance Minerals

Segunda-feira, 11 de junho de 2018 - 05h55

Foto: Scot Consultoria


Os gerentes de sistemas de recria, geralmente, enfrentam diversos desafios com bezerros que chegam dos leilões. Ao longo do processo, esses animais, muitas vezes, são misturados, expostos a patógenos de enfermidades e passam pelo estresse do transporte. Todos esses fatores podem predispô-los ao menor desempenho e à morbidade, ou seja, mais facilidade de desenvolverem doenças. Um estudo realizado na Universidade de Arkansas, com Zinpro Performance Minerals®, demonstrou que programas de microminerais são essenciais para reduzir o impacto negativo do estresse sobre a retenção mineral, resposta à vacinação e tratamentos, bem como crescimento dos animais.


O objetivo desse levantamento foi avaliar o efeito de Zinco (Zn), Manganês (Mn), Cobre (Cu) e Cobalto (Co), sob a forma de Availa-4 (complexo zinco-aminoácido, complexo manganês-aminoácido, complexo cobre-aminoácido e cobalto glucoheptonato), em todos esses fatores nos bezerros recém-chegados de leilões. A análise foi realizada durante um período de recria de 42 dias fazendo a comparação com os mesmos microminerais de fontes inorgânicas convencionais – que utilizam sulfato de zinco, sulfato de manganês, sulfato de cobre e carbonato de cobalto.


Para realizar a pesquisa, foram utilizados 288 bezerros machos (77 castrados e 211 inteiros), com média de 239 quilos, obtidos desses leilões. Para cada grupo, os animais foram atribuídos aleatoriamente aos tratamentos e observados diariamente.


Após os 42 dias, os bezerros suplementados com minerais sob a forma de Availa-4 tiveram maior ganho médio diário (GMD) e maior peso final que os bezerros suplementados com os mesmos teores de microminerais no tratamento inorgânico. Além disso, houve um alto índice de morbidade nos animais, em média, 63% deles foram tratados com enfermidade respiratória bovina. Entretanto, menos bezerros alimentados com Availa-4 precisaram de um segundo tratamento com antibiótico.


A suplementação com Zn, Mn, Cu e Co sob a forma de Availa-4 melhorou o desempenho de crescimento dos animais em adaptação durante o período de pesquisa. Numericamente, cinco bezerros suplementados com o tratamento inorgânico foram considerados “crônicos”. Já os submetidos a Avalia-4, foram apenas dois casos.


Os testes demonstraram que Availa-4 pode ser utilizado em dietas de recria para fornecer Zn, Mn, Cu e Co. Embora o fornecimento de Availa-4 durante o período de recria não tenha reduzido a porcentagem de bezerros enfermos, houve uma tendência para menos animais precisarem de um segundo tratamento com antibióticos. Com isso, foi constatado que os programas de microminerais são essenciais para diminuir o impacto negativo do estresse sobre a resposta à vacinação e aos tratamentos, assim como ao crescimento e retenção mineral.


*Informe Publicitário
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja