• Domingo, 15 de setembro de 2019
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do leite ao produtor subiu pelo quarto mês consecutivo


Segunda-feira, 4 de junho de 2018 - 07h00

Foto: pearlpoint.org

 


 


Quarto mês de alta para o produtor de leite. No pagamento de maio, referente ao leite entregue em abril, os reajustes variaram de 1,0% até 6,0%, frente ao pagamento anterior.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados ficou em R$1,116 por litro, sem o frete.


Figura 1.


Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor - em R$/litro, valores nominais.



Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Além da queda na captação em função da entressafra no Brasil Central e região Sudeste, a greve dos caminhoneiros no final de maio e a dificuldade de coleta do leite nas fazendas e o escoamento dos lácteos até o consumidor final trouxeram incertezas e especulações ao mercado interno de forma geral.


Muitos laticínios interromperam a captação ou reduziram o volume de leite coletado nas duas últimas semanas de maio, o que deu sustentação, por exemplo, aos preços no mercado spot e produtos lácteos no atacado e varejo.


Segundo o índice Scot Consultoria de Captação de Leite, em abril, considerando a média nacional, houve queda de 2,8% no volume de leite coletado e em maio, de acordo com dados parciais, sem considerar os efeitos totais da greve, caiu 2,2%. Esta queda em maio será maior quando consolidarmos os números, pois os efeitos da greve não foram contabilizados totalmente e muitos laticínios ainda não tinha ideia do tamanho do prejuízo.


Para o pagamento a ser realizado em junho, referente a produção de maio, 88,0% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em alta do preço do leite ao produtor, 11,0% falam em manutenção e 1,0% estima queda no preço do leite para o produtor, frente ao pagamento anterior.


Um ponto importante é que o mercado, antes da greve, vinha dando sinais de que os reajustes seriam menores daqui para frente. Ou seja, os preços ao produtor subiriam até julho/agosto, mas em um ritmo menor que o observado nos pagamentos anteriores.


Com a greve, o viés de alta ganhou força e as intensidades dos aumentos deverão ser maiores que o previsto antes da greve, até que o mercado se regule.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria .


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite .


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria . 




O Encontro dos Encontros está chegando e acontece de 30/9 a 4/10 em Ribeirão Preto - SP. Todos os eventos – Encontro de Criadores, Adubação de Pastagens e Pecuária Leiteira – envolverão temas relevantes à pecuária sob a visão de grandes líderes do mercado. Para saber mais, acesse o site www.encontros.scotconsultoria.com.br ou ligue para (17) 3343-5111.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



TV Scot

Podcasts



Loja

Facebook





  • Copyright 2019, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 • Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111