• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A renovação da pecuária foi tema do Encontro de Analistas da Scot Consultoria 2017


Terça-feira, 21 de novembro de 2017 - 06h00

Foto: Scot Consultoria


Na última sexta-feira, 17 de novembro de 2017, a Scot Consultoria promoveu o Encontro de Analistas 2017, realizado em São Paulo, no auditório da Dow AgroSciences. O evento contou com 250 participantes, que representaram 82 municípios de 15 estados diferentes.


O evento teve como objetivo abordar o atual momento da economia e do cenário da pecuária brasileira, assim como as expectativas para 2018. O público foi composto por agentes de toda a cadeia pecuária, envolvendo empresas, pecuaristas, analistas de mercado e investidores.


A estrutura do evento foi apresentada em formato de debate e dividido em dois grandes blocos, um deles sobre macroeconomia e o outro sobre o mercado do boi gordo. 


No bloco de macroeconomia, os analistas participantes foram Alexandre M. de Barros, Décio Zylbersztajn, Érica Gorga, Ivan Wedekin, Sergio Goldenstein e Alcides Torres. O bloco foi moderado pelo analista Gustavo Aguiar.


Foi de consenso da banca debatedora que economicamente o país está se recuperando gradativamente, após o período de recessão vivenciado no último governo. Contudo, ainda há dúvida sobre a sustentabilidade desta retomada.


Entretanto, o ritmo desta recuperação passa pela escolha do próximo presidente da república, que será eleito em 2018. A reforma da previdência precisa ser concluída, e eleger um presidente que cumpra isso é fundamental para o desenvolvimento do país.


Segundo Alexandre Mendonça, estamos em um período que, a depender do próximo governo, a economia pode ser alavancada, com inflação e taxa de juros baixa. Ainda segundo ele, as próximas eleições não vão se concentrar em candidatos de direita ou esquerda e sim em populistas ou reformistas.


Alcides Torres chama atenção para o perfil dos candidatos a serem apoiados pelo setor do agronegócio, “o agronegócio precisa fazer campanha para os reformistas, para os liberais”. Sergio Goldenstein ainda reforça, “o Brasil precisa de um reformista e um candidato de centro para a presidência”.


Alcides pontua que a reforma precisa ser feita, e o principal problema é convencer todo mundo a aceitá-la. Décio Zylbersztajn ainda ponderou que já deixamos escapar a principal reforma de todas, a educacional, e não podemos mais ficar atrasados em relação ao mundo.


Outro ponto convergente dos analistas é a evolução positiva do PIB para o próximo ano.


Além destes temas, outros pontos foram abordados no debate que teve duração de duas horas e contou com grande interação do público presente, o que aumentou ainda mais o nível da discussão.


Já no bloco do mercado do boi gordo, o debate foi moderado pelo analista Alcides Torres e a banca debatedora foi composta por Alex Lopes, Daniel Latorraca, Hyberville Neto, Leandro Bovo, Luciano Pascon e Sergio De Zen.


Os principais problemas que afetaram o mercado do boi gordo foram discutidos, assim como o atual momento e as expectativas para 2018.


Em 2017 muitos pecuaristas que não usaram ferramentas de seguro de preços para arroba não tiveram bons resultados, devido à toda a instabilidade.


A banca debatedora crava que é preciso o produtor sair do risco. Realizar seguros de produção é fundamental, principalmente neste momento onde o cenário econômico do país não está claro, devido às incertezas políticas.


O ciclo pecuário e os fatores que o interferem também foram abordados. Foram apresentados dados de que cada vez mais a idade de abate dos bovinos vem diminuindo. Esse fator está provocando oscilações dentro do ciclo. 


Para saber tudo o que rolou neste bloco e no evento, acesse o site www.encontrodeanalistas.com.br.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja