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Scot Consultoria

Investimento em ferrovias


Quarta-feira, 8 de abril de 2009 - 08h52

Por Maria Gabriela O Tonini O governo deve entregar 1,3 mil km de ferrovias em 2009 e 2010. Com a crise, o governo estimulou o investimento em ferrovias para gerar empregos e melhorar a logística brasileira, principalmente na área agropecuária. A Ferrovia Norte-Sul, quando pronta, sairá do Porto de Itaqui, cortará o Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás e em 2011 deve chegar até o município de Estrela D’Oeste-SP. Segundo a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal subordinada ao Ministério dos Transportes, além da redução de 30% no custo do frete, esse investimento em ferrovias gera também maior agilidade na entrega das cargas. Os novos trechos estão sendo construídos com bitola que permite aumento da velocidade. Nas ferrovias mais antigas, segundo a Valec, a velocidade varia de 18 a 20 km por hora mas nos trechos novos, os trens poderão operar acima de 50 km por hora. Atualmente, os gastos com frete no Brasil correspondem a 20% do custo de produção, enquanto em países como Estados Unidos e Canadá o custo é de aproximadamente 7%.
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