• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado em potencial


Segunda-feira, 13 de junho de 2005 - 12h54

Os Estados Unidos são o maior produtor de carne bovina do mundo, com cerca de 11,2 mil toneladas equivalente carcaça produzidas em 2004. Era também um grande exportador, mas a ocorrência de vaca louca no país tirou dele o alcance ao mercado externo.

Pela grande demanda interna, os EUA importam carne brasileira, porém apenas carne industrializada, mais barata que a in natura. Atualmente a importação está suspensa por decisão do governo brasileiro, até que os estabelecimentos exportadores se adaptem às normas norte-americanas, o que deve ocorrer em breve.

O governo norte-americano propôs uma lei que obrigaria a rotulagem da carne em supermercados e outros varejistas. O rótulo deveria conter informações sobre a origem do produto. A indústria americana estima que a medida custaria US$4 bilhões no primeiro ano de implantação. Cerca de US$10 por cabeça aos custos dos pecuaristas. Por enquanto, a medida foi vetada.

A obrigatoriedade de rotulagem dos produtos poderia beneficiar a carne brasileira, que já tem uma certa tradição e inspira confiança em outros mercados internacionais. Porém, precisaria se adequar às normas sanitárias exigidas pelos EUA e encontrar maneiras de negociar efetivamente a carne nesse promissor mercado.

O consumo per capita norte-americano é próximo a 41kg. Já foi maior em 2000, cerca de 45kg, mas pelo surto da vaca louca, o consumidor ficou mais preocupado. (MGT)


Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja