• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Milho: chuva deu trégua e colheita da safra de verão e plantio da segunda safra avançaram


Segunda-feira, 6 de março de 2017 - 06h55

Foto: www.trajanosilva.com.br


As preocupações com o avanço da colheita da primeira safra e possíveis atrasos no plantio da segunda safra deram certa sustentação aos preços do milho no mercado interno no final de janeiro e primeira quinzena de fevereiro. Porém, a expectativa de uma oferta maior na temporada e a demanda (interna e externa) fraca não possibilitaram valorizações neste período.


Já na segunda quinzena de fevereiro, com as chuvas dando uma trégua, a colheita da safra de verão avançou, assim como o plantio da segunda safra. Com isso, os preços caíram em algumas regiões.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, os negócios ocorrem em R$35,50 por saca de 60 quilos.


Os preços vigentes estão 16,8% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.


Figura 1.
Preço do milho na região de Campinas-SP, em R$/saca de 60 quilos, para entrega imediata, sem o frete.
Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Em curto e médio prazos, o clima e o andamento da colheita da primeira safra (pensando do lado da oferta) e plantio da segunda safra deverão seguir ditando o ritmo do mercado brasileiro.


Para as primeiras semanas de março, a previsão é de chuvas mais concentradas e em maiores volumes nas regiões Norte e Nordeste do país, o que deverá favorecer os trabalhos no campo. Com relação aos preços do cereal, a expectativa é de mercado mais frouxo na primeira quinzena de março com o avanço da colheita da primeira safra e definição acerca da segunda safra (2016/2017).


A previsão é de uma pressão de baixa maior sobre os preços de milho e sorgo a partir de abril/maio.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja