• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em dia de pecuária de cria e de leite, mais de 800 participantes circulam no Encontro dos Encontros da Scot Consultoria


Sexta-feira, 2 de outubro de 2015 - 06h00



Ontem (1/9), o Encontro de Criadores teve continuidade e o Encontro da Pecuária Leiteira seu início.


Durante a manhã, no evento de cria, aconteceram as palestras do segundo bloco do Encontro de Criadores, intitulado "Intensificação da cria: sanidade x reprodução". A primeira palestra desse bloco foi ministrada por José Bento Sterman Ferraz, professor da FZEA/USP, que falou sobre genética. Logo em seguida, o tema foi gestão de rebanhos e seleção de matrizes, e quem falou sobre o assunto foi Marcelo Almeida Oliveira, da Cia de Melhoramento. A terceira apresentação foi de Iveraldo Dutra, da Unesp de Araçatuba - o professor mostrou os detalhes que fazem a diferença no manejo sanitário de matrizes. Para finalizar as preleções, o professor da FMVZ/USP, Pietro Baruselli, discorreu sobre os conceitos e desafios da eficiência reprodutiva. Também aconteceu um debate entre esses palestrantes, que marcou o encerramento desse bloco.


O início do Encontro da Pecuária Leiteira também aconteceu durante a manhã. O primeiro bloco versou sobre os quatro pilares do sucesso para a atividade: mercado, qualidade, custos e gestão. Rafael Ribeiro, da Scot Consultoria, deu início às apresentações falando sobre a conjuntura e os custos de produção no mercado de leite em 2015 e 2016. Rodrigo de Almeida, da UFPR, deu continuidade ao bloco e falou em sua apresentação sobre os fatores essenciais quando se fala em remuneração por qualidade de leite. Cristiano Nascif, da UFV, na terceira palestra, discorreu sobre os custos de produção da pecuária leiteira e a avaliação da rentabilidade. André Luiz Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste e do Projeto Balde Cheio, finalizou as apresentações falando sobre gestão eficiente da propriedade. O debate que marcou o encerramento do bloco contou com a participação de todos esses palestrantes e a mediação de Nelson Rentero.


O período da tarde marcou o encerramento do Encontro de Criadores e das apresentações teóricas do Encontro da Pecuária Leiteira.


Na sala de cria, aconteceram as palestras do terceiro bloco, que teve como tema a eficiência alimentar. Otávio Rodrigues Machado Neto, da Unesp de Botucatu, foi o primeiro a se apresentar, com o tema "Creep-feeding: necessidade, alternativa ou moda?". Érikles Nogueira, da Embrapa Pantanal, falou sobre os benefícios e os resultados da desmama precoce na segunda preleção. A suplementação e o manejo pós desmama foram o tema da terceira palestra - quem falou sobre o assunto foi o professor da Unesp de Jaboticabal Ricardo Andrade Reis. Após essas, Moacyr Corsi, da ESALQ/USP, encerrou o evento com chave de ouro, falando sobre o que muda no manejo do pasto para a intensificação da cria.


Na sala da pecuária leiteira, aconteceram as apresentações do segundo bloco, que ligou os pontos entre a nutrição, a sanidade e o manejo. Adilson Aguiar, da Consupec e FAZU, falou sobre o manejo intensivo de pastagens na pecuária leiteira na primeira apresentação. Iveraldo Dutra, da Unesp Araçatuba, logo depois, versou sobre o manejo sanitário de vacas e o seu reflexo na produção de leite. A doma racional foi o assunto da terceira palestra, quem falou sobre o assunto foi Nilson Dornellas de Oliveira, da Nilson Dornellas Cursos. Quem passou o recado final no dia de apresentações teóricas do evento foi Artur Chinelato, da Embrapa Pecuária Sudeste e Projeto Balde Cheio, falando sobre a persistência de produção.   


Veja, na íntegra, tudo o que esses profissionais falaram sobre todos esses temas pelo Instagram e Twitter @scotconsultoria e também por nossa página no Facebook.


Hoje tem mais Encontro da Pecuária Leiteira, com a visita técnica à Fazenda Nata da Serra, em Serra Negra-SP. Lá acontecerá uma demonstração prática do modelo de produção de leite orgânico da fazenda, que é um caso de sucesso do programa Balde Cheio, da Embrapa.


Na próxima semana divulgaremos o pós-evento, com tudo o que aconteceu em Ribeirão Preto e Serra Negra. Acessando o endereço www.encontros.scotconsultoria.com.br você encontrará depoimentos dos participantes e a cobertura do evento em fotos e vídeos. 


Até a próxima!


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja