• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Unicamp participa de evento da Embrapa que vai debater oportunidades de mercados específicos na agroindústria


Segunda-feira, 1 de setembro de 2014 - 09h05

A Faculdade de Engenharia Agrícola e a Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são parceiras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na promoção do I Workshop de Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial, que será realizado, no Centro de Convenções da universidade, em Campinas/SP, nos dias 23 e 24/9 próximo.


O objetivo do evento idealizado pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) é levar ao setor produtivo a oportunidade de, juntamente com representantes da pesquisa agropecuária e de alimentos e instituições públicas de fomento, debater temas relacionados à valorização de mercados específicos que possam conferir vantagem competitiva ao empreendedor e agregar valores ligados ao desenvolvimento sustentável e respeito à diversidade sociocultural.


Entre os segmentos que estarão em foco durante o workshop estão os alimentos que produzem efeitos benéficos à saúde para além de suas funções nutricionais básicas, chamados funcionais, e os fortificados, assim denominados por resultarem de processos de melhoramento para ampliação do conteúdo de nutrientes.


Dados globais indicam que o segmento movimentou 264,0 bilhões de dólares só em 2013 - um crescimento de 37,5% desde 2008. A professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, e especialista em bioprospecção de alimentos funcionais entre outros campos correlatos, vai traçar um panorama sobre esse nicho de mercado no Brasil - que é o quinto consumidor mundial. Líder na América Latina, o País registrou o maior crescimento na região: 44% em relação a 2011, segundo informações da Euromonitor Internacional.


A Embrapa mantém portfólios de pesquisa que focalizam o segmento, com vistas à geração de conhecimento e tecnologias, entre os quais se destaca Alimento Nutrição e Saúde, sob responsabilidade da Embrapa Agroindústria Tropical (Aracajú/SE), especificamente dirigido a alimentos funcionais e biofortificação. O tema foi tratado em reportagem especial na edição nº 07, de maio - agosto/2014, da Revista XXI - Ciência para a vida, editada pela Empresa.


SERVIÇO


Evento: I Workshop de Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial


Data: 23 e 24 de setembro de 2014


Horário: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h


Local: Campinas/SP - Centro de Convenções da Unicamp Auditório 2


Endereço: Cidade Universitária Rua Elis Regina, 131 - Cidade Universitária - CEP: 13083-970 


Público Alvo: Produtores rurais, agricultores familiares, empresários e industriais do setor agrícola, distribuidores comerciais, representantes do setor de produção de sementes e mudas, pesquisadores, técnicos, estudantes, formadores de opinião da imprensa e do setor público.


Inscrições: Programação completa e inscrições a partir do dia 12 de agosto de 2014 no hotsite do evento https://www.embrapa.br/workshopnichos2014/ Com emissão de certificados.


Valores da inscrição:


Até 05/09 - R$100,00


Até 23/09 - R$150,00.


Estudantes pagam meia.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja