• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria entrevista o médico veterinário da Rehagro Bolivar Nóbrega de Faria


Quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 10h15

Nos dias 1 e 2 de agosto acontecerá em Ribeirão Preto-SP e em Descalvado-SP a segunda edição do Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria.


Nele será possível trocar experiências com técnicos de renome, produtores de sucesso e saber como está e para onde caminha o mercado de leite e lácteos.


Esse conjunto de informações será consolidado através da visita com novas estações à fazenda Agrindus em Descalvado. Uma das melhores e maiores produtoras de leite do Brasil.


Mais informações em www.encontroleite.com.br .


Um dos palestrantes será Bolivar Nóbrega de Faria, médico veterinário da Rehagro.


Sua palestra abordará "Aditivos zootécnicos frente aos vários desafios da produção de leite".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro da Pecuária Leiteira.


Entrevista com Bolivar Nóbrega de Faria


Scot Consultoria: O produtor está consciente da necessidade de utilização de novos produtos para aumentar a produtividade? Quais são os principais entraves na adoção de tecnologia na atividade leiteira?


Bolivar Nóbrega de Faria: Sim. A maioria dos produtores está à procura de novos produtos para aumentar a produção de leite. No entanto, a grande maioria quer um produto que vá resolver todos os seus problemas, de maneira fácil e prática, ou seja, simplesmente comprar, suplementar na dieta e resolver todos os problemas da propriedade. Quando isso não ocorre (e isso nunca ocorre!), o produtor não fica contente com os novos produtos. O produtor está consciente que deve utilizar novos produtos, mas, infelizmente, não está consciente de como e quando deve utilizar estes produtos.


Scot Consultoria: Como está a situação do uso de aditivos e melhoradores de desempenho na pecuária leiteira? Considerando os períodos residuais de cada produto.


Bolivar Nóbrega de Faria: Hoje existem vários tipos e marcas de aditivos e melhoradores de desempenho para serem utilizados na pecuária leiteira. Isso torna difícil acompanhar todos os períodos de carência e sua situação. Como se trata de pecuária de leite é de suma importância a determinação dos períodos de carência, uma vez que na maioria das vezes os animais estão recebendo os aditivos e melhoradores de desempenho durante o período de lactação. No Brasil, a grande maioria dos produtos utilizados não possui período de carência, pois não são eliminados no leite, ou quando são, são liberados em quantidades baixíssimas, que não afetam a saúde humana nem dos animais em amamentação. Essa fiscalização das quantidades de aditivos e melhoradores de desempenho liberados no leite, bem como sua inocuidade alimentar, é feita no momento do registro do produto no Ministério da Agricultura, que é bem rigoroso em seus critérios. O grande problema está na utilização de produtos não testados cientificamente e utilizados de forma improvisada na alimentação animal. Outro problema está no fornecimento de doses acima do permitido por animal/dia. Por isso, sempre é importante seguir as recomendações de doses dos fabricantes, independente do tipo de produto utilizado.


Scot Consultoria: Suplementação com aditivos pode ser utilizada o ano inteiro? Em qual proporção?


Bolivar Nóbrega de Faria: Ela pode ser utilizada no ano inteiro, ao longo de qualquer fase de vida do bovino leiteiro. O que vai variar é o tipo, as doses e o objetivo dos aditivos e melhoradores de desempenho utilizados. Por exemplo, um mesmo aditivo pode ser utilizado como coccidiostático na fase de recria das bezerras ou como manipulador ruminal no animal em lactação. Também é possível a utilização de mais de um tipo de aditivos e melhoradores de desempenho, visando efeitos complementares ou aditivos. O importante é saber as características do produto e os objetivos de sua utilização.


Scot Consultoria: Qual o custo/benefício da utilização de aditivos melhoradores de desempenho?


Bolivar Nóbrega de Faria: Isso é muito variável. Vai depender do tipo de aditivo e melhorador de desempenho, os objetivos e, principalmente, a dieta base em que se está sendo suplementado o produto. É muito importante a dieta base para a resposta e utilização correta de um aditivo. A simples utilização de um aditivo não é sinônimo de aumento de eficiência. Outro ponto importante na utilização dos aditivos é sua resposta indireta, ou seja, não há aumento somente na produção de leite, mas também aumentos dos índices reprodutivos e de saúde do rebanho. Estes ganhos na maioria das vezes não são mensurados pelos produtores rurais, mas podem ser tão importantes em longo prazo quanto o simples aumento de um litro na produção de leite.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja