• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria entrevista o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Mendonça Pedroso


Segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 09h53


Nos dias 1 e 2 de agosto acontecerá em Ribeirão Preto-SP e em Descalvado-SP a segunda edição do Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria.


Nele será possível trocar experiências com técnicos de renome, produtores de sucesso e saber como está e para onde caminha o mercado de leite e lácteos.


Esse conjunto de informações será consolidado através da visita com novas estações à fazenda Agrindus em Descalvado. Uma das melhores e maiores produtoras de leite do Brasil.


Mais informações em www.encontroleite.com.br.


Um dos palestrantes será Alexandre Mendonça Pedroso, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.


Sua palestra abordará "Nutrição eficiente de vacas leiteiras".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro da Pecuária Leiteira.


 


Entrevista com Alexandre Mendonça Pedroso


Scot Consultoria: Quais as novas tecnologias em pastagem que devem melhorar a alimentação e, consequentemente, a produção de leite?


Alexandre Mendonça Pedroso: A questão mais importante que surgiu nos últimos anos em manejo de pastagens foi a técnica de manejo respeitando o estágio de desenvolvimento da planta forrageira, seguindo a interceptação luminosa pelo dossel forrageiro. A adoção dessa técnica, que tem sido amplamente estudada e divulgada por pesquisadores da ESALQ e UFV, principalmente, permite aos produtores de leite oferecerem às vacas uma forragem de qualidade superior, com claros benefícios ao desempenho dos animais e lucratividade dos sistemas.


Scot Consultoria: Qual a dieta mais usada na produção de leite de alta tecnologia e de baixa tecnologia?


Alexandre Mendonça Pedroso: Sistemas que usam pouca tecnologia comumente manejam os animais em pastejo exclusivo, somente com suplementação mineral. Normalmente as forragens são de baixa qualidade. Na seca a maior parte desses sistemas alimenta as vacas com cana-de-açúcar corrigida com ureia.


Em sistemas mais intensificados há uma preocupação maior com a qualidade dos volumosos, sejam sistemas baseados em pastagens, sejam sistemas de confinamento. Nesses casos o uso de concentrados é rotina, sendo que as dietas são balanceadas visando maximizar o desempenho das vacas.


Scot Consultoria: Suplementação mineral tem sido realizada o ano inteiro? Em qual proporção?


Alexandre Mendonça Pedroso: Sim, isso é feito normalmente, procurando atender os requerimentos nutricionais das diferentes categorias animais.


Scot Consultoria: Na sua opinião qual seria o carro chefe da nutrição do gado leiteiro nos próximos anos?


Alexandre Mendonça Pedroso: A Nutrição de Precisão, que foca na eficiência de uso dos nutrientes e na redução do impacto ambiental relacionado ao manejo da alimentação.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja