• Domingo, 16 de junho de 2019
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

35,6% do PIB são impostos!!!


Quinta-feira, 18 de agosto de 2005 - 12h46

Segundo a Receita Federal, em 2004 houve novos reajustes fiscais no Brasil. A carga tributária brasileira passou a ser 35,6% do PIB, o recorde, pelo menos dos últimos 11 anos. Só os tributos federais correspondem a 25,04% do PIB.

No ano, isoladamente a maior arrecadação ficou por conta do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que levou R$138,27 bilhões aos cofres públicos.
O segundo maior foi o imposto de renda, com uma contribuição total de R$110 bilhões.

É fato que a carga tributária brasileira é pesada. O lamentável é que empresas corretas, que investem e andam “dentro da linha” pagam por todas as que sonegam. Em diversas atividades, a informalidade chega a 40% da economia, muito pesado para as empresas que concorrem em condições de desigualdade..

É urgente a necessidade de rever a tributação no país. Os que pagam impostos, além de carregar nas costas os demais, competirão com produtos colocados no mercado a preços mais baixos. Em determinadas atividades, trata-se de um “dumping” do setor informal contra o formal. Quem suporta?

Há atividades que a carga é tão pesada que a sonegação é regra e não exceção.
Se a carga não fosse tão pesada como é, qual seria o resultado? Aumentaria a arrecadação por atrair os empresários para a formalidade ou reduziria pela simples lógica da matemática?

Só se sabe que da forma como está, os empresários que investem e que fazem tudo
dentro da lei são os mais penalizados. Uma pena, pois perde toda a economia! (MPN)

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



TV Scot

Podcasts



Loja

Facebook





  • Copyright 2019, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 • Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111