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Scot Consultoria

Calçados para os árabes


Terça-feira, 27 de novembro de 2007 - 09h51

O Brasil exportou US$24,39 milhões em calçados para os Países árabes entre janeiro e outubro de 2007. Os Emirados Árabes compraram quase metade desse montante, alcançando US$11,2 milhões, o correspondente a 904 mil pares de calçados. Em 2006, as exportações de calçados para os Emirados Árabes foram de US$15,5 milhões, ou 1.498 pares. Portanto, espera-se um crescimento das exportações ao término de 2007. A maior parte dos calçados comercializados no País tem origem chinesa. Estes são principalmente voltados para o mercado de baixa renda. Os calçados brasileiros estão competindo com os italianos e alemães, cujas vendas são voltadas para parcela da população com maior poder aquisitivo. Segundo informações da agência de notícias Brasil-Áabe, os consumidores árabes gostam do calçado brasileiro, ainda mais porque o seu preço é um pouco mais baixo do que os europeus. Segundo o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, ainda há muito espaço para os calçados brasileiros no mercado árabe, que importa cerca de US$700 milhões em calçados ao ano. Mas o Brasil tem que se posicionar nas classes mais altas, porque para as classes mais baixas, os calçados chineses lideram. (MGT)
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