• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Roteiro viagem Nelson Pineda - Nutron Beef Training - EUA 2012


Sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 09h01

Detalhes e curiosidades do quarto dia de visitas (25/10).


Hoje mais uma vez saímos cedo para as visitas. Fomos para Leoti no estado do Kansas onde visitamos um dos 5 maiores confinamentos do mundo e o segundo maior dos EUA. Para termos uma ideia esse confinamento possui capacidade estática para 120 mil animais (durante o inverno diminui para 90 mil bois em função da neve). A Cargill possui hoje 5 confinamentos no país e esse foi comprado em 1970 e até então já contava com uma capacidade estática de 40 mil animais.


Algumas características desse confinamento:


Os misturadores são os mesmos desde 40 anos atrás, sendo que somente agora estão pensando em trocar, pois segundo a Cargill está difícil encontrar algo que se iguale em relação ao custo benefício desses misturadores.


Foi nos relatado que a mão de obra é um dos principais problemas, hoje contam com uma equipe de 56 funcionários, mas em plena produção seria necessário 72 pessoas trabalhando.


Anualmente terminam cerca de 250 mil animais.


O processo de entrada desses animais no confinamento apresenta algumas etapas, tais como: brincagem, vacina, implante e vermifugação. Após 60 dias realizam a separação do rebanho através da categorização após passagem do ultrassom, assim animais mais precoces são separados dos mais tardios.


O raio de compra desse gado abrange vários estados, uma vez que não existe custo tributário entre os estados.


O índice de mortalidade está em torno de 0,5% e a principal causa é a pneumonia.


Após essa visita almoçamos em um restaurante na beira da estrada, típico do interior americano onde vários fazendeiros (cowboys) normalmente almoçam.


Depois nos direcionamos para outro confinamento, esse bem menor que o primeiro.


A capacidade estática deste é de 6 mil animais, sendo o próprio dono quem maneja esse gado, entretanto quando está trabalhando com toda a capacidade contrata mão de obra temporária para auxiliá-lo. Atualmente em função da dificuldade de compra de gado e do alto custo da dieta está trabalhando com 1.500 bois.


Além do confinamento, o fazendeiro desenvolve outras atividades em sua propriedade, como a recria e a engorda a pasto. A Cargill está iniciando um trabalho de parceria nesse confinamento.


Por fim, fomos para o hotel em Garden City onde jantamos e discutimos sobre o que podemos aproveitar das informações obtidas para serem utilizadas no sistema de produção brasileiro e como o sistema americano está cada vez mais parecido com o nosso, principalmente, em função do alto custo do milho que tem obrigado os fazendeiros a recriarem seus bovinos a pasto.


É isso!


Acompanhe conosco essa viagem através do Diário de Bordo Scot Consultoria no Nutron Beef Training


http://www.scotconsultoria.com.br/diariodebordo/ 


Na segunda-feira apresentaremos aqui as curiosidades das visitas de hoje!


Até mais, e não deixe de acompanhar os vídeos e as fotos dessa incrível jornada!



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja