• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria entrevista o palestrante Alcides Torres


Terça-feira, 3 de julho de 2012 - 10h41


Nos dias 21 e 22 de agosto de 2012 acontecerá o Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto-SP.


Mais informações em http://www.scotconsultoria.com.br/encontrodeleite


Um dos palestrantes será o engenheiro agrônomo Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria.


Sua palestra abordará a construção da pecuária leiteira, a profissionalização do pecuarista e da indústria e a consolidação do mercado interno.


Para saber um pouco sobre o que será abordado na apresentação do Alcides, leia a entrevista que ele concedeu à Pamela Alves, analista da Scot Consultoria.


 


Entrevista Alcides Torres


Scot Consultoria: Quais são os horizontes para a pecuária leiteira no Brasil?


Alcides Torres: Se a definição de horizonte for potencial, os horizontes são vastos. O Brasil reúne condições para produzir leite e lácteos para o mercado interno e externo, com custos competitivos e com qualidade incomparável. Só não dá para brigar com leite e lácteos fortemente subsidiados. Aí é covardia.


 


Scot Consultoria: Como foi o desempenho da pecuária de leite no Brasil com a abertura dos mercados?


Alcides Torres: A produção e a produtividade de leite cresceram e continuam a crescer. Pode-se dizer que esse incremento foi fruto da abertura dos mercados. Houve uma depuração e as empresas mais eficientes e menos burocratizadas sobreviveram. O setor ainda não está consolidado e certamente assistiremos a mudanças.


 


Scot Consultoria: Qual a situação atual da balança comercial de produtos lácteos em comparação com anos anteriores?



Alcides Torres: A balança comercial não vai bem. Nos últimos três anos e no acumulado de 2012, importamos mais do que exportamos.  A Argentina e o Uruguai são as principais origens dos lácteos importados pelo Brasil. Além das questões cambiais, isso acontece porque não temos como competir com produtos subsidiados e não estamos sendo eficientes no combate às artimanhas de mercado, que tomam forma através da triangulação da importação de produtos lácteos. Temos que melhorar nossa produção e deixar de importar subsídios.




Scot Consultoria: A pecuária leiteira aparece como opção viável na agropecuária familiar?


Alcides Torres: A pecuária leiteira é opção para pequenos, médios e grandes produtores se conduzida com racionalidade e competência. Ou seja, o tamanho do negócio não é excludente. Contudo, por permitir ganhos relativamente elevados em pequenas áreas, a pecuária leiteira é uma excelente opção para pecuaristas de pequeno porte. Mas não há milagre. Sem a adoção maciça de tecnologia e gestão, não é possível.



  


Scot Consultoria: Quais as principais barreiras ou entraves na pecuária de leite brasileira? O que vem sendo feito com relação a estes problemas?


Alcides Torres: São muitos. A concentração do setor é preocupante e assombra a produção. A concorrência desleal com produtos subsidiados importados é uma calamidade. Falta fomento. São poucos os estados com um programa consistente de difusão de tecnologia leiteira. Há solução para esses problemas, mas falta coordenação e uma diretriz de alcance nacional.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja