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Scot Consultoria

Aumento da exportação de couro de baixa qualidade brasileiro


Quarta-feira, 18 de abril de 2007 - 09h40

Ao analisar o balanço das exportações do couro brasileiro, nota-se que as vendas do couro wet blue aumentaram em 2006, comparado a 2005. Passou de 13,8 milhões de toneladas para 18 milhões de toneladas. O wet blue se encontra no terceiro estágio de fabricação do couro e ainda não é o produto acabado. Por isso, possui um baixo valor agregado. O couro acabado também apresentou um aumento na exportação. Mas, um acréscimo muito menor, de 8,3 para 8,5 milhões de toneladas. Para tentar aumentar as exportações do couro acabado brasileiro, o governo elaborou o Programa Brasileiro para Expansão da Exportação de Couro, ou Brazilian Leather, que tem como objetivo aumentar o valor de exportação de US$1,5 bilhão, apurados em 2005, para US$2,4 bilhões até 2008. Mas, ainda não foi observado nenhum resultado concreto. E, para piorar, devido ao câmbio, o mercado do couro teve uma queda de valores monetários de 5% no ano passado. Segundo a Lanxess, uma empresa privada, dentro do mercado do couro, o wet blue continuará sendo o maior produto exportado brasileiro. E este ano ainda será de baixa nas exportações para o setor de calçados do país. No ano passado o Brasil exportou 206 milhões de pares, abaixo dos 348 milhões de 2005. (MAHK)
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