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Sinal dos Tempos


Segunda-feira, 2 de abril de 2007 - 09h46

Recebi esta piada de um colega, engenheiro agrônomo e pesquisador renomado e como de tão trágico fica cômico, achei que deveria compartilhá-la. Aí vai ela Evolução do ensino de matemática (1950-2006) Foi assim: 1. Ensino de aritmética (matemática) em 1950: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro? 2. Ensino de aritmética (matemática) em 1960: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$80,00. Qual é o lucro? 3. Ensino de matemática em 1970: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro? 4. Ensino de matemática em 1980: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( ) 5. Ensino de matemática em 1990: Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa? 6. Ensino de matemática em 2006: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat.... (AT)
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