Catissorgo é o nome da nova variedade de sorgo que está chegando ao mercado. A CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria da Agricultura de São Paulo, realizou um trabalho de melhoramento genético durante seis anos para produzir uma gramínea com dupla aptidão. Ou seja, possui alta capacidade de produção de massa verde e de produção de grãos.
Os valores quanto à produtividade de forragem são próximos de 23 mil kg/ha de matéria verde, o que representa mais de 7 mil kg de matéria seca. E em relação à produção de grãos, os valores ficam entre 3,5 mil e 4,5 mil kg/ha.
Segundo as recomendações da CATI, o catissorgo pode ser utilizado para alimentação animal. Mas, neste caso, como silagem ou pastagem temporária.
Se for usado como pastagem, possui a ressalva de aguardar um período mínimo de 40 dias após a época de semeadura ou de corte, por máquina ou pastejo, para que o gado seja liberado para o pastoreio. Caso contrário, há riscos de contaminação por tanino.
Para a ensilagem, a nova variedade poderá ser bastante utilizada pelos pecuaristas. Pois, a silagem é palatável, com grandes quantidades de massa verde e grãos, apresentando um alto teor energético.
Este ano, A Secretaria da Agricultura de São Paulo pretende colocar no mercado dez mil sacas de 20 quilos de semente, valores suficientes para o plantio de 25 mil hectares da lavoura. (MAHK).
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>