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Brasil investe na exportação para Dubai


Segunda-feira, 29 de janeiro de 2007 - 10h17

De acordo com a Agência de Notícias Brasil-Árabe, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) vai participar pela primeira vez de uma feira do setor de alimentos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e realizar um workshop para clientes e potenciais compradores. A Gulf Food vai ocorrer entre 19 e 22 de fevereiro. Já o workshop será realizado no dia 22, com apoio da embaixada do Brasil nos Emirados. Além do consumidor local, as empresas brasileiras estão de olho no potencial representado pelos turistas que visitam o país e por nações vizinhas. A Abiec vislumbra um mercado mais dinâmico, que pode ser no futuro uma central de distribuição para outros países, inclusive o Iraque. Daí a realização de duas estratégias de promoção comercial. Isto vai permitir às empresas ter contato com toda a cadeia de potenciais clientes, como itraders, atacadistas, varejistas, restaurantes, hotéis e serviços de alimentação de companhias aéreas. Os dois eventos serão desenvolvidos em parceria com a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex). O workshop, mais do que mostrar, por meio de um churrasco, como se come a carne no Brasil, será um evento de negócios. Será realizada uma rodada de negócios entre as empresas brasileiras e locais, depois haverá um evento para a imprensa e uma apresentação feita pelo presidente da entidade. A eficácia dos churrascos já foi comprovada em seis eventos semelhantes realizados anteriormente, dois no Egito, um na Argélia e dois na Bulgária. O Egito e a Argélia estão hoje entre os 10 maiores compradores de carne bovina do Brasil. Para a decisão de investir em Dubai, a Abiec avaliou o desempenho das vendas para este mercado. Ano a ano as vendas para os Emirados Árabes têm aumentado de maneira significativa, em volume e em faturamento. De 2001 até 2006, as exportações para o País cresceram mais de 780%, atingindo US$35,50 milhões no ano passado. Além da qualidade, o preço é um dos grandes diferenciais do Brasil. Segundo a Abiec, em 2005 o país exportou carne congelada aos Emirados por US$2.574 a tonelada, enquanto que os EUA venderam a US$7.556 a tonelada e a Austrália a US$4.415. No caso da carne fresca ou refrigerada, os preços médios por tonelada praticados em 2005 foram US$2.784 pelo Brasil, US$5.807 pela Nova Zelândia, US$7.709 pelos Estados Unidos e US$ 9.233 pela Austrália. O crescimento populacional (de 3,20 milhões de pessoas em 2000 para 4,50 milhões de pessoas em 2006) e o aumento do consumo per capita de carne bovina (aumento de 13,70 quilos por habitante ao ano em 1985 para 19,40 quilos em 2004), em função do aumento da renda, ajudaram no aumento das vendas para os Emirados Árabes. (MGT)
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