• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carne bovina gaúcha ganha certificado de identificação geográfica


Quarta-feira, 20 de dezembro de 2006 - 09h43

A pecuária gaúcha já é conhecida internacionalmente pela qualidade genética. Agora, a carne produzida nas propriedades rurais dos municípios do Pampa terá um certificado de indicação geográfica. Assim, bovinos das raças angus e hereford ou cruzados criados nesses campos receberão um selo de origem que vai garantir ao consumidor a qualidade do produto. - O objetivo principal é valorizar a carne da região. Proporcionar uma qualidade excepcional e, com isso, conquistar nichos importantes de mercado - explica a diretora de operações do Sebrae/RS e uma das idealizadoras do Programa Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional. A proposta segue os passos dos produtores de vinho do Vale dos Vinhedos, na Serra, para conquistar a segunda marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para um produto gaúcho. O projeto, que começou em 2003, foi abraçado por 40 produtores rurais ligados à Associação dos Produtores da Carne do Pampa Gaúcho (Apropampa), com sede em Bagé. O grupo colocou as regras em prática no campo e almeja obter bons resultados. Para o produtor Ronaldo Cantão, de Aceguá, o projeto vai revolucionar a pecuária regional: -Teremos benefícios a médio prazo, mas o mais importante é a profissionalização - comemora Cantão, que tem um rebanho de 2 mil animais angus e hereford. Para que o produtor se enquadre no projeto, além da localização geográfica, é necessário respeitar algumas regras. Esses critérios serão monitorados por representantes de um conselho fiscalizador que fará visitas periódicas às fazendas. O grande parceiro do projeto é o frigorífico Mercosul, de Bagé. A empresa vai ser a responsável pela distribuição e venda da carne. - Somos parceiros de quem produz e apoiamos por ser um processo de produção rígido - diz Mauro Pilz, diretor do frigorífico, que já tem um acordo com a rede Wal-Mart, para iniciar as vendas da marca Força do Rio Grande em hipermercados do grupo em Florianópolis, capital catarinense. Fonte: Zero Hora. Por Leandro Belles. 19 de dezembro de 2006.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja