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Scot Consultoria

A importância da tipificação/classificação de carcaças


Quarta-feira, 7 de junho de 2006 - 12h17

O assunto é antigo. Perdeu espaço nas rodas de discussão em função de outros temas que estão mais “em moda”, como a febre aftosa e a rastreabilidade, mas não se tornou menos importante. A tipificação/classificação de carcaças é uma ferramenta de extrema importância para o incremento das vendas de carne, sobretudo para o mercado externo, e, consequentemente, para a maximização dos resultados colhidos pela cadeia produtiva da carne bovina do Brasil. De acordo com VILCKAS e NANTES (2006), a padronização é um importante instrumento para agregar valor a produtos in natura. Padrões podem ser entendidos como parâmetros definidos que separam produtos similares em categorias, descrevendo-os com uma terminologia própria e característica, que pode ser facilmente compreendida pelas partes envolvidas na transação. Compreendem um conjunto de especificações técnicas, terminologias, definições e principíos de classificação e rotulagem. A padronização (tipificação) facilita a comercialização, pois permite a caracterização do produto sem sua presença física, com confiabilidade, transparência e possibilidade de arbitragem. Além de aumentar a eficiência e reduzir os custos de transações, o padrão pode ampliar mercados, reduzindo obstáculos de entrada, facilitando a participação de um número maior de empresas e a expansão da comercialização. Tais benefícios vêm sendo salientados há muito tempo por pesquisadores, especilistas e profissionais da cadeia produtiva da carne bovina. Há algum tempo o governo federal e a iniciativa privada chegaram a esboçar algumas ações nesse sentido, mas nada foi para frente. Talvez, ao contrário do que tem sido feito, seja a hora de, aproveitando o turbilhão formado pelos preços baixos, febre aftosa, pressão internacional em torno da rastreabilidade, etc., aproveitar para inserir mais esse tópico na pauta de discussões estratégicas, a fim de que a cadeia saia realmente mais fortalecida da crise, aumentando sua competitividade frente ao mercado internacional. (FTR)
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